Uma história da música em atividade: Banda realizou último show em São Gabriel em 6 de agosto, comemorando os 25 anos de carreira |
Hoje, uma das bandas mais queridas do RS, cujo estilo conquistou o Brasil inteiro, chega às "bodas de prata" na música nacional. Formada por Thedy Corrêa, Sady Homrich, Carlos Stein, Veco Marques e o gabrielense João Vicenti, e também contando com as participações de outro gabrielense, Estevam Camargo, o Nenhum de Nós chega aos 25 anos de carreira, alçando voos ainda mais altos e mantendo-se nas paradas de sucesso. E como explicar esse sucesso até hoje?
![]() |
Primeiro álbum, de 1987 |
A banda começou nos anos 80, quando Thedy Corrêa, Carlos Stein e Sady Homrich, amigos desde os tempos de escola, tiveram esta relação regada à muita música. Sempre falavam sobre os lançamentos mais recentes, trocavam discos e se encontravam para tocar um violão. Na época em que o rock nacional efervescia (anos 80, período de mudanças e lutas), o ambiente era favorável para surgimento de novas bandas.
Stein, que foi um dos fundadores dos Engenheiros do Hawaii, depois de ter feito alguns shows, saiu do Grupo. Mas saiu com uma ideia na cabeça: criar uma nova banda, para fazer um bom som, um bom rock. Thedy e Sady também tinham esta vontade e juntos, os três resolveram transformar a amizade musical em uma banda de fato. Assim surgiu o Nenhum de Nós.
O nome foi de que os três tinham muitas coisas em comum. "Nenhum de nós enxerga bem, nenhum de nós pegou 'caserna' (serviço militar), nenhum de nós isso, nenhum de nós aquilo", aí pegou e virou Nenhum de Nós. A primeira demo foi gravada em 87, e consagrou sucessos como "Camila, Camila" e "Astronauta de Mármore". Aí vieram outros hits, os álbuns como Cardume, Acústico no São Pedro, Acústico 2, Paz e Amor, Mundo Diablo, entre outros, e recentemente, Contos de Água e Fogo.
Foto com parte da banda no último show em SG: Sady, Thedy, Stein e Estevam Camargo |
![]() |
"Mundo Diablo", que marcou a entrada de João Vicenti na banda (ele está no alto) |
Em São Gabriel, a ligação com a banda é muito antiga, pela amizade que os músicos tem com colegas e demais amigos na Terra dos Marechais. Sempre que eles vem para shows, é inevitável rolar o futebol e as confraternizações com os amigos. Desde 1996, João Vicenti faz parte da banda, e recentemente, Estevam Camargo dá a sua contribuição participando dos shows. Nas apresentações, são memoráveis os shows realizados em 1998 (Metarmofose Ambulante), 2008 e 2009 (no BTC), e mais recentemente, em 6 de agosto, com o lançamento do CD "Contos de Água e Fogo". Enfim, podíamos contar mais, mas iríamos se estender, então, preparamos este pequeno resumo da carreira do Nenhum de Nós. Parabéns à banda, vida longa para o Nenhum!!!!
![]() |
A mesma formação até hoje: assim é o Nenhum de Nós, qualidade e boa música que faz sucesso (foto Eduardo Tavares) |
Discografia
Álbuns de estúdio
Nenhum de Nós - o primeiro disco da banda, lançado em 1987, contém dez faixas, entre elas a música que depois se tornaria um clássico, Camila, Camila, uma música que tornou-se um hino contra a violência à mulher.
Cardume - o disco, lançado em 1989, tem onze faixas, e agora entre elas uma versão. A música escolhida é Starman, do David Bowie, que pela voz de Thedy Corrêa, virou Astronauta de Mármore.
Extraño - novamente com onze faixas, o Nenhum de Nós lançou seu terceiro disco em 1990.
Nenhum de Nós - lançado em 1992, o disco traz quatorze músicas, das quais alguns vídeoclipes levaram o Nenhum de Nós ao topo do Top 20 Brasil.
Mundo Diablo - disco de 1996, que trazia oficialmente um novo componente na capa, João Vicenti.
Paz e Amor - o sétimo disco do Nenhum de Nós foi lançado em 1998, e é bastante voltado às emoções. A quarta faixa, que dá nome ao CD, conta uma linda história de amor...
Onde Você Estava em 93? - o disco foi gravado em 1993, porém só foi lançado em 2000. A capa do CD foi inspirada na capa do disco Yellow Submarine, dos Beatles.
Histórias Reais, Seres Imaginários - o CD, de 2001, caracteriza-se por falar de coisas simples, vidas simples.
Pequeno Universo - o décimo primeiro álbum do Nenhum de Nós foi lançado em 2005, tendo sido gravado entre 21 de fevereiro e 21 de abril do mesmo ano. O CD, com suas treze faixas, leva a esse pequeno universo em que vivemos dia após dia.
Contos de Água e Fogo - lançado em abril de 2011 pela Radar Records
Álbuns ao vivo
Acústico ao Vivo - gravado no dia 30 de março de 1994, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Acústico ao Vivo 2 - gravado em dezembro de 2002, foi lançado em 2003 e traz quatorze músicas, registradas em CD e DVD.
A Céu Aberto - gravado ao vivo em março de 2007, em Porto Alegre, em comemoração tardia dos 20 anos da banda.
Paz e Amor Acústico - gravado ao vivo em 2000, em Porto Alegre, lançado em 2009 com 3 faixas inéditas como bônus.
Coletâneas
Acervo Especial - Nenhum de Nós (1993)
Série Gold ao Vivo - Shows do Século XX - Nenhum De Nós (1999)
Série Focus - O Essencial de Nenhum de Nós (1999)
RCA - 100 anos de música Nenhum de Nós - CD duplo (2001)
Fontes: site da banda e Wikipédia
* Durante o show do Nenhum de Nós em agosto, no BTC, fizemos uma surpresa especial para uma amiga especial, que não estaria aqui na data e foi a melhor coisa que um amigo fez por alguém. Mesmo longe, tínhamos que fazer ela estar no show de alguma forma, com fotos. E não contente com isso, gravamos um depoimento de Thedy Corrêa para Andressa Ames, que recebeu emocionada todas estas homenagens. E reproduzimos aqui, o gesto que fizemos. Quando a amizade é verdadeira, pode-se fazer tudo, por mais difícil que pareça. Essa é para você, que é fã da banda, Andressa. Valeu mesmo! Confere agora no vídeo abaixo:
E-mail: blogcadernosete@gmail.com