A paralisação dos técnicos administrativos dos Campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) atrasou o período de matrículas dos alunos da instituição, e pode ameaçar o começo das aulas, marcado para 15 de agosto. A categoria, que está em greve desde o início do mês de julho, quer negociação com o governo Federal para pedir reajustes salariais e atualização do plano de carreira.
Segundo as últimas informações enviadas pela assessoria de comunicação da Unipampa, a Reitoria encaminhou uma solicitação ao Comando de Greve para liberar os técnicos em educação nos Campi, na Pró-Reitoria de Graduação e no NTIC para viabilizar a matrícula dos alunos a partir de 1º de agosto, para permitir as rematrículas dos alunos, tendo em vista que o serviço é considerado essencial. O Comando de Greve não aceitou a solicitação, e mantém a paralisação dos serviços.
Com a negativa, o início do semestre está ameaçado. Os técnicos pedem que o Governo atenda as reivindicações, o que de um lado já gera polêmica entre os acadêmicos. Confira a seguir, a nota da Pró-Reitoria de Graduação, sobre a situação que está acontecendo na Universidade (nos próximos dias, vamos tentar uma palavra com os técnicos sobre a paralisação)
NOTA INFORMATIVA SOBRE MATRÍCULAS DO SEMESTRE 2011/02
Devido à greve dos Técnicos Administrativos em Educação da UNIPAMPA, o sistema de registro acadêmico da Universidade (SIE) está disponível somente para a oferta de disciplinas e para o lançamento de notas do semestre regular 2011/01.
Considerando o impedimento temporário das matrículas via Web e o encerramento do prazo previsto para estas matrículas no dia de hoje, segundo o Calendário Acadêmico, e, também, a indefinição no que se refere ao encerramento da greve, a Reitoria fez novo encaminhamento ao Comando de Greve para que a matrícula seja considerada serviço essencial e que, assim, possa ser efetivada segundo um novo Calendário a ser proposto pela PROGRAD.
A comunidade universitária será informada, via e-mail e anúncios no portal institucional, sobre os resultados destas tratativas que visam minimizar os efeitos da greve sobre o trabalho dos docentes e os interesses dos estudantes.
Lúcia Vinadé
Pró-Reitora de Graduação
E-mail: blogcadernosete@gmail.com