| Semana teve dia de palestras e troca de experiências no Caixeiral, na terça-feira |
São Gabriel está vivendo durante esta semana, a importância de uma sociedade inclusiva, com igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência. Desde à segunda-feira (21), a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação estão realizando as atividades da 11ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com palestras, ações didáticas e eventos de promoção da educação inclusiva. As comemorações iniciaram nas escolas do município, com o lançamento dos concursos de melhor desenho e poema, com o tema “Uma Escola Para Todos”.
A programação, que tem o apoio do Núcleo de Apoio Especializado à Educação (NAEE), Associação Pró-Down, APAE-SG e Escola Especial Nossa Senhora das Graças, ainda teve a celebração de uma missa na Capela da Santa Casa de Caridade. Sobretudo, a principal atividade aconteceu durante à terça-feira, no Clube Caixeiral, com a participação de educadores, estudantes e profissionais de ensino.
O Secretário de Educação, Hélio Lemos Menna, salientou o trabalho realizado para que São Gabriel esteja ainda mais à frente em termos da Educação Inclusiva – que se tornou referência na região com a reativação do NAEE, em 2009. “Trabalhamos para tornar a Educação Especial referência na região, com o apoio de todos os envolvidos nesta semana. Apostar na Educação Inclusiva é muito mais do que o investimento, não há recompensa maior do que o carinho e a inclusão social que é resultante deste trabalho, trazendo uma realidade diferente às pessoas com deficiência”, frisou.
A manhã foi encerrada com a apresentação do Coral “Mãos Que Falam”, da Escola Municipal Menino Jesus – CAIC, e com uma apresentação das experiências dos parceiros, com destaque para as ações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria de Educação.
| Mirta Kras destacou que a inclusão é necessária para a mudança de comportamento e cultura da sociedade |
À tarde, a programação que teve o tema “Desafios Atuais da Educação Inclusiva”, teve a palestra da educadora Mirta Kras Soares, do Núcleo de Aprendizado Pedagógico da 19ª Coordenadoria Regional de Educação. Mirta salientou aos presentes a importância do reconhecimento da diferença e o direito à equidade, colaborando na transformação da sociedade e da cultura, onde a escola tem que se adaptar ao aluno. “A diferença é visto como algo que deve ser identificado para que as pessoas tenham oportunidade de vivenciar a igualdade dentro da diferença”, sintetizou.
A programação continua durante esta semana, com a troca de experiências e a mobilização dos funcionários da SEME. Confira a programação para os demais dias da 11ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência:
24/08 – Quarta-feira
Manhã
Troca de Experiências entre Escolas Municipais e instituições;
Mobilização com funcionários da Secretaria Municipal de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva
Tarde
14h – Baile à Fantasia de Integração entre alunos das Escolas Municipais, Pró-Down e APAE-SG no Clube do 9º RCB
25/08 – Quinta-feira
Divulgação e entrega da premiação dos ganhadores, nos concursos de poema e desenho
26/08 – Sexta-feira
13h30 – Caminhada “Passo a Passo Rumo à Inclusão”
Concentração na Avenida Mascarenhas de Moraes, ao lado da Escola Ginásio São Gabriel
Saída pela Avenida Celestino Cavalheiro, indo pelas Ruas Duque de Caxias e General Mallett.
Atividades recreativas na Praça Dr. Fernando Abbott, com o tema “Vamos Brincar na Praça”
E-mail: blogcadernosete@gmail.com












0 comentários via Blogger