O senador e ex-presidente da República, Itamar Franco (PPS-MG) morreu aos 81 anos na manhã deste sábado (2), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein para tratamento de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, vindo a ter sua morte confirmada às 10h15.
Itamar foi presidente da República entre 1992 e 1994, assumindo o posto após o impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Ele era vice-presidente em sua chapa, e promoveu importantes mudanças no País em sua gestão, aproveitando a oportunidade com a renúncia de Collor.
Implantou o Plano Real - Fernando Henrique Cardoso, que o sucedeu, era Ministro da Fazenda na época -, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação (que era de 1100% na época), a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), percursora da criação de programas de transferência da renda. Também foi folclórico, ao solicitar à Volkswagen que relançasse o Fusca.
Na carreira política, foi eleito Senador por três mandatos e Governador de Minas Gerais. Ele passou por partidos como o PTB, PMDB, os extintos PL e PRN e novamente o PMDB.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com













0 comentários via Blogger