Do Correio do Povo
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA) decidiu denunciar supostas irregularidades cometidas pelo Frigorífico Marfrig em relação a compromissos assumidos com o Agregar RS/Carnes, na região da Campanha. Conforme a entidade, o programa foi criado para auxiliar, por meio de incentivo fiscal, os frigoríficos gaúchos exigindo como contrapartida a geração de emprego e renda. Porém, conforme a direção da entidade, em Bagé está ocorrendo o inverso, já que, segundo as estatísticas, 188 trabalhadores foram demitidos, no período de abril a junho.
Outros 100 podem perder o emprego nos próximos dias, segundo o sindicato. “Isso nos preocupa, uma vez que o frigorífico recebe incentivos para contratar os trabalhadores e não para demiti-los”, sustenta o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral. Ele explica que os frigoríficos que aderem ao Agregar RS/Carnes recebem uma carta de anuência, renovada a cada seis meses, desde que cumpram os requisitos do programa. A aprovação é fornecida pelo próprio sindicato e a inobservância pode ser denunciada ao Programa. “O fato é que as demissões vêm acontecendo e nós, que somos a entidade que representa a categoria, estamos nos sentindo enganados, até porque fornecemos essa carta”, ressaltou Cabral.
Procurada pela reportagem, em São Paulo, o Grupo Marfrig afirmou, no final da tarde, que a acusação apresentada não tem fundamento e que, por essa razão, a empresa prefere não se pronunciar. “A companhia se orgulha de ser um dos maiores empregadores e geradores de riqueza do Rio Grande do Sul”, sustenta a empresa em uma nota oficial, acrescentando que através das nove unidades industriais instaladas no Rio Grande do Sul o Grupo Marfrig emprega mais de oito mil funcionários.
Em São Gabriel, em dois meses, segundo o Sindicato, mais de 200 demissões teriam sido encaminhadas.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
Fui GA de umas das unidades desta empresa e nunca vi tamanha desorganização, falta de critérios e provinciana como esta. Lamentável saber que uma empresa que tem uma história tão bacana do seu fundador o Sr. Marcos Molina se depreciar tanto assim, isso vem acontecendo após a efetivação do Diretor de Controladoria o Sr. Luis Firmino a qual foi dispensado pela Friboi pelo seu grande grau de incompetencia. Lamentável mesmo.
ResponderExcluir