Tá na vida, tá no Super, tá na Expoagas - de 19 a 21 de agosto

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

19 julho 2011

Criada a "Carta de São Gabriel" pelo desenvolvimento regional


Em uma união do Poder Público com as entidades representativas da comunidade, uma ação ousada surge no objetivo de expressar a reivindicação de São Gabriel por ações que vão alavancar o desenvolvimento não somente do município, mas da região toda. Em reunião no Salão de Atos do Palácio Plácido de Castro, coordenada pelo Prefeito Rossano Gonçalves na noite de segunda-feira (18), aconteceu a discussão de ideias para a elaboração da “Carta de São Gabriel”, documento que será entregue aos Governos Federal e Estadual, à Assembleia Legislativa e à bancada gaúcha no Congresso Nacional, com quatro reivindicações consideradas cruciais para São Gabriel.


Estas reivindicações são as seguintes: pavimentação asfáltica da RS-630 (São Gabriel-Dom Pedrito) e BR-473 (São Gabriel-Bagé); pavimentação do Aeródromo Municipal; criação de uma Escola Técnica Federal; pavimentação e construção dos acessos à Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O Prefeito Rossano salientou que é hora de interceder junto aos governos e parlamentares, em uma unidade de pensamentos e ações.

“As emendas parlamentares e recursos governamentais sempre serão bem vindos, só entendemos que a comunidade merece muito mais, pelo desenvolvimento. É uma reivindicação que não é somente de São Gabriel, mas da Metade Sul inteira”, frisando que a região recebe menos investimentos há anos, pois muitos deles são destinados para a Metade Norte do RS. “Queremos que as comunidades se unam e possam abraçar estas causas, por que o desenvolvimento regional passa por estes pontos da Carta. Temos um município que está entre os 40 maiores arrecadadores de ICM do Estado. Precisamos quebrar paradigmas, para conseguirmos o que queremos, que é o progresso de São Gabriel”, salientou o Prefeito.

A carta foi lida e assinada por todos os presentes. O documento será encaminhado aos Governos Federal e Estadual, bem como às demais esferas administrativas de Governo. Foram signatários da Carta, os presidentes João Custódio Moure (Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Gabriel), Cristiano Friggi Carvalho (Associação Comercial e Industrial), Paulo Lederes (Associação dos Arrozeiros), Aljaci Brito (Sindilojas), Claudiomiro Borges (representando o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Lannes), Miguel Kodayssi (vice-presidente, representando a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de São Gabriel), José Leonardo Kaczmarck (Clube Aeronáutico Batovi), Roselba Mozzaquatro (vice-presidente do Sindicato Rural de São Gabriel).

Participaram ainda também os Secretários Paulo César Medeiros Braga (Indústria e Comércio), Artur Goularte (Geral de Governo), Pedro Fonseca (Planejamento e Projetos), Robson Gonçalves (Obras) e o Assessor Parlamentar Rivadávia Corrêa. Confira a íntegra do documento que será entregue aos Governos e parlamentares:

CARTA DE SÃO GABRIEL

O povo de São Gabriel, representado por seu Poder Executivo Municipal, Poder Legislativo e entidades representativas da sociedade civil, ciente da responsabilidade de projetar o seu desenvolvimento econômico e social para as gerações futuras, define pelo presente documento, os eixos prioritários de investimentos para a promoção sustentável do seu progresso.
O desenvolvimento já é uma realidade. O crescimento efetivo da economia brasileira apresenta novos desafios, cria novas necessidades, e obriga a sociedade civil a buscar mecanismos socialmente responsáveis para o incremento do progresso social.
Já não basta, para promover o desenvolvimento, contar com a captação isolada de recursos de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União, nem tampouco de projetos cuja finalidade não produza impacto direto no desenvolvimento local. Daí a relevância deste documento, que elenca, através do consenso ativo de suas forças vivas, diretrizes realmente consoantes com as necessidades de infraestrutura para a sua maturação econômica.
O novo panorama nacional implica a urgência de políticas de desenvolvimento regional, que estimulem a criação de renda em regiões economicamente deprimidas, de forma a combater as desigualdades regionais e atrair investimentos para novas regiões de crescimento promissor.
Desta forma, apresentamos às autoridades do Estado e União, as seguintes demandas centrais, no objetivo de que gestionem suas políticas públicas em favor das seguintes diretrizes:

Pavimentação asfáltica da RS-630 e da BR-473
Estes eixos viários, que em décadas passadas chegaram a ser alvo de destinação de recursos que não foram aplicados, estão a reclamar urgência na sua pavimentação;
Pavimentação do Aeródromo Municipal
São Gabriel já possui um campo de pouso com infraestrutura adequada, que requer investimento relativamente diminuto em relação à outras ações similares em andamento em outros municípios do Estado;
Criação de um Centro Federal de Educação Técnica
O ensino tecnológico, capaz de inserir São Gabriel no cenário da Tecnologia da Informação e da difusão do conhecimento, tem impacto direto na promoção de renda e na capacitação da mão de obra;
Pavimentação dos acessos à Universidade da Região da Campanha e Universidade Federal do Pampa
Trata-se de demandas já bastante conhecidas das autoridades e do Ministério dos Transportes, e que ainda padecem de atenção.

Se as autoridades compreenderem a importância destas diretrizes e pautarem suas ações em favor da gente gabrielense nestas demandas estratégicas, o Município contará com infraestrutura adequada para a promoção do seu progresso.

São Gabriel, 18 de julho de 2011.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.