Tá na vida, tá no Super, tá na Expoagas - de 19 a 21 de agosto

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

17 julho 2011

Bagé, 200 anos de história

Uma das cidades mais antigas do RS, Bagé completa neste domingo, 200 anos de fundação. Surgida em 17 de julho de 1811, a "Rainha da Fronteira", como é carinhosamente chamada por ter sido a pioneira em muitas coisas, passou por várias fases gloriosas e difíceis, mas busca a recuperação nos últimos anos, sendo um importante centro histórico, cultural e educacional.


Com sua colonização iniciada com a chegada dos europeus ao RS, Bagé teve seu embrião com a fundação de Santo André dos Guenoas (1683) e em 1773, quando  D. Juan José de Vértiz y Salcedo, vice-rei de Buenos Aires, com cinco mil homens, saiu do Prata, atravessou o Uruguai e, chegando ao limite sul do Escudo Riograndense, onde construiu o Forte de Santa Tecla.

A cidade sediou importantes episódios da história gaúcha, como a Batalha do Seival, durante a Revolução Farrroupilha, o "Cerco de Bagé", quando durante a Revolução Federalista de 1893, tropas federalistas invadiram a cidade, mas encontraram um foco de resistência concentrado na Catedral São Sebastião, durante 47 dias; a criação das Faculdades Unidas de Bagé, atual Urcamp; a criação da Universidade Federal do Pampa, entre outros fatos históricos.

Concentrada no setor agropecuário, Bagé passou por um tempo difícil nos anos 80 a 2000, mas recupera o caminho de crescimento. Por tudo isso e pela importância que tem na história e cultura riograndense, só temos a dizer: Parabéns, Bagé!!!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.