Hoje, promovemos mais uma estreia no blog Caderno7. A partir de hoje, semanalmente, o radialista Augusto Solano Lopes Costa traz no "Panorama Esportivo", a análise do esporte aos leitores do blog. Ouça também o programa às terças, quartas e sextas, às 20h, na Rádio São Gabriel. Desejamos sucesso, e seja bem vindo em um time vencedor, amigo Solano.
Augusto Solano Lopes Costa
Colunista do blog
O 13º Campeonato Brasileiro do Ginásio São Gabriel, após a rodada do último sábado teve a volta do Goiás à primeira colocação ao golear ao Fluminense por 5 a 2; Vasco e São Paulo empataram em 3; o Atlético venceu ao Palmeira por 2 a 1 e o Flamengo goleou por 5 a 2 ao Cruzeiro. Mantendo a média de 4,8 gols por partida em 38 jogos foram marcados 178 gols. Parabéns aos jogadores e aos organizadores desta tradicional competição amadora de São Gabriel.
O balanço do final esportivo do Campeonato Brasileiro de 2011 em relação a dupla GRENAL é de que ambas as equipes necessitam de reforços, neste aspecto a direção gremista saiu na frente e assegurou a contratação de Miralles, Gilberto Silva, tenta ainda um zagueiro e o chileno Paredes. No lado colorado, aos poucos e só aos poucos é que se começa a desmistificação de que o grupo basta a conquista do campeonato. No ultimo domingo depois da decepcionante derrota para o Ceará, no Beira-Rio, o técnico deixou claro que sem reforços de qualidade não será possível conquistar o título do Brasileirão 32 anos depois da última vitória. Na conversa com o apresentador Sílvio Benfica, da Gaúcha, ele revelou que hoje há seis clubes com melhores grupos de jogadores do que o Inter: Cruzeiro, Fluminense, Flamengo, Santos, São Paulo e Corinthians.
Apesar do início com resultados não convincentes as idéias de Falcão me agradam. Primeiramente pelo fato da percepção de que o excesso de toques laterais é inútil e nada producente, é o primeiro treinador que aponta este defeito, exigindo uma verticalização (passes em direção ao gol), trabalha neste fundamento de que os toques a troca de passes tem que ser em direção ao gol adversário. Só que esta mudança de postura além dos treinamentos exigirá um tanto de paciência do torcedor, ao que parece estar muito curta. Há tempo o Internacional não tem trabalho com vistas a longos prazos os treinadores pós Abel Braga, visaram o imediatismo dos resultados e os reflexos estão sendo sentidos agora. Falcão representa uma mudança de atitude na concepção do jogo e isto leva tempo, tomara que lhe dêem tempo.
Ainda sem reforços, o time volta a jogar às 18h30min de domingo, em Campo Grande, contra o América-MG. Já então o grupo que precisa ser reforçado, segundo Falcão, terá dois desfalques importantes: Leandro Damião, convocado pela Seleção, e Mário Bolatti, chamado pela Argentina.
Não se pode deixar de falar no espetáculo que o Barcelona FC proporciona ao mundo do futebol. Os números não deixam dúvidas. O Barcelona teve 67% de posse de bola, em uma final que deveria ser equilibrada entre dois grandes, chutou 18 vezes a gol contra apenas quatro do Manchester. Foi um massacre de uma equipe muito superior, em todos os sentidos. Deu show em técnica, esbanjou saúde ao correr o tempo todo, nunca desistiu de atacar e ainda fez pressão quando os ingleses tinham a bola.
Mais uma vez, a escola holandesa implantada por Rinus Michels em 1978 e consolidada por Cruyff a partir do final dos anos 80 – posse de bola o tempo todo – mostrou sua superioridade. É um futebol forte, competitivo e bom de ver.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com













0 comentários via Blogger