Augusto Solano Lopes Costa
Colunista do blog
Os dois times gaúchos da Série A até agora não conseguiram empolgar suas torcidas. Com desempenhos apenas regulares Internacional e Grêmio oferecem poucas perspectivas de conquista do título aos seus fanáticos torcedores. O tricolor gaúcho em razão das suas últimas contratações (Gilberto Silva e Mirales) oferece uma possibilidade maior de crescimento. O Internacional, neste aspecto da novidade no time titular, nada acrescenta em termos de nomes conta apenas com o grupo atual. Talvez com a grave situação do zagueiro Rodrigo tenha que fazer uma reposição. No mais é utilizar o elenco que está a disposição de Falcão.
Interessante é analisar a fala de ambos os treinadores da dupla GRENAL, primeiro Paulo Roberto Falcão disse que o grupo que tem à sua disposição não teria condições de disputar o título, criou-se uma crise. Desde domingo, Renato Portaluppi exige, o termo é bem este, exige da Direção do Grêmio a contratação de reforços, ontem na coletiva deu até prazo para que estas contratações se efetivem. Disse haver feito os contatos e ter levado “tudo mastigadinho para eles contratarem”, palavras textuais do treinador. Aguardo com certa ansiedade as análises que serão feitas pela chamada grande imprensa. Com muito menos as palavras de Falcão geraram uma crise nos lados do Beira-Rio, agora a contundência de Renato irá gerar uma hecatombe nos lados do Olímpico? Interessante observar este comportamento dos analistas que militam na imprensa de Porto Alegre. Justiça seja feita, apenas o Wianey Carlet é quem fez esta autocrítica, ao admitir que há muito rigor em relação às manifestações de Falcão.
Algumas evidências começam a apontar em doses homeopáticas, dizem que o zagueiro Juan, grande promessa como zagueiro, bateu de frente com Bolívar e Dalessandro, “donos do vestiário colorado”, que o jovem é muito auto-suficiente, seria máscara? Verdade é que na sua posição não comprometeu e até deu uma resposta positiva. Acredito que a zaga do Internacional já está no grupo. Romário e Juan, se bem aproveitados formarão uma dupla de zaga eficiente. Quem sabe voltaremos aos tempos de Aluízio e Pinga dois jovens à época que deram consistência e confiança. Também há a possibilidade do retorno de Bolatti, pelo que apresentou em seus bons primeiros jogos, entendo que ele rende mais na segunda função do meio-campo. Assim como também a escalação de Glaydisson na lateral e deixando Nei como substituto de Guiñazu, as soluções podem estar no elenco.
Renato que primeiramente disse ter um grupo para a disputa do título e que agora exige reforços, encontra em Mário Fernandes e Saimon uma boa dupla de zagueiros. Tem o problema Lúcio que atua melhor no meio-campo do que na lateral esquerda. Aí entra o papel do treinador encontrar um lugar onde as peças que tem a sua disposição possam render mais. Douglas parece estar desinteressado de jogar, há Marquinhos no banco e pedindo passagem. Na frente é que está o problema Miralles e André Lima em breve estarão prontos e ofereçam mais opções.