Augusto Solano Lopes Costa
Colunista do blog
Ontem à noite Ronaldo Luis Nazário de Lima despediu-se oficialmente da seleção brasileira. Justa homenagem a este jogador que seguramente está entre os cinco maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. Os números resumem uma carreira vitoriosa, as superações ao longo da carreira o tornaram Fenômeno. Maior goleador na história das copas do mundo. O menino de Bento Ribeiro, subúrbio carioca, ganhou o mundo e dele tornou-se cidadão. Vivemos um tempo histórico, certamente daqui alguns anos, vamos dizer com orgulho que o assistimos jogar. Talvez da sua geração tenha sido o maior, três vezes escolhido o melhor jogador do mundo.
Ainda em termos de Seleção do Brasil, me filio ao entendimento de que é preciso dar um tempo ao Mano Menezes, tem a necessidade de renovar o time, Dunga se preocupou com a sua manutenção no cargo e priorizou os resultados nas competições, e não fez a renovação necessária. O atual treinador tem a necessidade de renovar, por isto não consigo entender a presença de Lúcio na zaga, Davi Luis e Thiago Silva deverão compor a dupla de zagueiros na Copa de 2014. Mano Menezes precisa fazer experiências.
Internacional e Grêmio venceram seus jogos na terceira rodada do Brasileirão 2011. A equipe colorada necessitava de uma vitória para evitar que a turbulência pós-gauchão se transformasse em crise com força suficiente para derrubar o treinador que recém completa 50 dias de trabalho. O time precisa urgentemente encontrar soluções defensivas. Oscar e Zé Roberto conquistam dentro do campo suas vagas entre os titulares. Sem esquecer as laterais.
O Grêmio navega em águas mais tranqüilas apesar da derrota no Gauchão. As contratações sinalizam possibilidades de crescimento da equipe, Renato Portalupi vai conseguindo mesclar a juventude das pratas da casa com os “cascudos”, jogadores mais experientes como define o treinador tricolor. Mário Fernandes é outro dos jogadores que conquistou sua vaga com o desempenho em campo. A antecipação da janela vai favorecer a formatação do time.
Em âmbito local o Campeonato do Ginásio vai de vento em popa, como se dizia há alguns anos atrás. O Goiás divide a liderança com o Palmeiras, mesmo com a derrota para o Cruzeiro por 3 a 2. A goleada do Flamengo por 5 a 1 contra o Fluminense, foi a novidade da rodada. O lanterna São Paulo parece começar a recuperação ao vencer ao Atlético por 3 a 1. Palmeiras e Vasco empataram em 1 a 1. No citadino de futebol 11, sempre com rodadas aos domingos pela manhã, no Estádio Municipal Silvio de Faria Corrêa. Onde o União Independência venceu por 3 a 0 sobre o Na Boa. Na chave A o Amigos FC venceu ao Unidos de Santa Cklara por 3 a 1. Nos próximos jogos o horário de realização estará alterado sendo realizados entre às 10 e às 14 horas.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com