Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

07 junho 2011

Nova Igreja do Galo terá inauguração oficial no dia 17


Igreja será entregue reconstruída no dia 17 de junho

As obras de reconstrução da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, conhecida como “Igreja do Galo”, serão entregues à comunidade no dia 17 de junho, a partir das 18 horas, quando um ato festivo será realizado pela Prefeitura Municipal e Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense.


Na ocasião, além da solenidade de entrega, acontecerá a abertura da exposição “A Arte de Isaias Evangelho”, sobre a vida e obra do fotógrafo que registrou locais históricos e momentos da história de São Gabriel, e o lançamento do livro “Igreja do Galo”, de Osório Santana Figueiredo, que relata a história do prédio. Estão previstas as presenças de diversas autoridades estaduais e federais.

O local abrigará um acervo histórico da cidade, composto por documentos e objetos doados pela comunidade, somado ao acervo do Museu João Pedro Nunes e outros, em comodato com o município. A estrutura contará ainda com uma sala para exposições temporárias, fototeca, hemeroteca (todos com documentos devidamente digitalizados) e a seção de reserva técnica, para guardar os documentos históricos.

Saiba mais
A Igreja foi o primeiro templo de alvenaria erguido em São Gabriel, no ano de 1817. Tem este nome popular por que possuía um galo de bronze no alto de sua torre. O galo teria sido trazido para São Gabriel pelo Marechal João de Deus Menna Barreto, quando de vinda das reduções jesuíticas de São Miguel, em 1805.

Foi a primeira matriz da Igreja Católica no município, perdendo este posto somente em 1924, após a inauguração da Igreja Matriz do Arcanjo. Levou um século para ser concluída. Seu galo de bronze foi furtado em dezembro de 1985, nunca mais sendo visto. Ela passou a ser patrimônio histórico do município a partir de 1989, por meio da Lei 1649/89.


3 comentários via Blogger
comentários via Facebook

3 comentários:

  1. A FAMÍLIA ROCHA TE PARABENIZA PELO EXCELENTE TRABALHO. SEMPRE BEM HUMORADO, ALEGRE, ATUALIZADO E DISPOSTO, ÉS CAPAZ DE PUBLICAR NOTÍCIAS DA HORA.

    ResponderExcluir
  2. celaum!!! salve a dra Jenny Maria, que é a grande responsável por esta restauração. Só saiu graças a ela. Valeu dra Jenny.
    ps: tu vai ver como vai começar a aparecer "pai da criança"...espera pra ver.

    ResponderExcluir
  3. Tenho fotos dessa igreja de quando ela estava em estado de ruínas,(http://www.panoramio.com/photo/84964061) em 1997 quando trabalhei na obra de ampliação do Presídio que fica aí perto. Congratulo a todos os Gabrielenses e especialmente a Dona Jenni que trabalhou para realizar esse belo empreendimento.

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.