Uma caravana de produtores rurais e autoridades públicas de São Gabriel estará presente no protesto “Te Mexe Arrozeiro”, convocado pela Federarroz e Farsul para esta terça-feira, 17 de maio, na cidade de Uruguaiana. A informação é do presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, que afirma que dezenas de produtores de arroz do município estarão presentes no protesto, que começa pela manhã no Parque Agrícola e Pastoril da cidade, no km 18 da BR 472.
O objetivo da mobilização é protestar contra a forte crise que o setor orizícola atravessa no Estado, em função da política de preço de comercialização, extremamente inferior ao custo de produção, que está agravando a descapitalização dos produtores. Outra fonte de problemas para os arrozeiros é a concorrência com os produtos da Argentina e Uruguai, feita, segundo eles, em termos desleais. “O produto estrangeiro chega ao nosso mercado com uma carga tributária e um nível de exigência sanitário muito menores, o que torna impossível para o arroz nacional competir em termos de preço”, ressalta Tarso Teixeira.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Erasmo Chiappetta, participa do evento, representando o prefeito Rossano Gonçalves. O Poder Legislativo se fará representar pelo presidente Carlos Alberto Lannes (DEM) e pelos vereadores Adão Santana (PTB) e Paulo Sérgio Barros Silva (PDT), da frente ruralista da Câmara de São Gabriel. Os conselheiros do Irga de São Gabriel e Santa Margarida do Sul, Adriano Souto e Fernando Kirchoff, também prestigiam o protesto.