FESTEJOS FARROUPILHAS DE SÃO GABRIEL 2025 - 1

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Mês Farroupilha Peruzzo - O mês mais bagual do ano

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - O mês mais bagual do ano

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

05 abril 2011

Morre Flávio Alcaraz Gomes

Flávio Alcaraz Gomes
(*1927 - +2011)
Morreu agora pela manhã, em Porto Alegre, aos 83 anos, o jornalista Flávio Alcaraz Gomes. Ele, que tinha estado internado por conta de uma pneumonia, estava com a saúde debilitada nos últimos meses. A morte aconteceu em sua residência, por volta de 9h30. 

Alcaraz, que estava na TV Pampa atualmente, com o programa "Guerrilheiros da Notícia", foi diretor das rádios Guaíba e Gaúcha, além de ser correspondente internacional da extinta Empresa Jornalística Caldas Júnior, teve uma carreira brilhante e ao mesmo tempo polêmica.

O veterano jornalista, nascido em 25 de maio de 1927 em Porto Alegre, se formou em Direito em 1949 onde ainda foi estudar na Sorbonne, em Paris. Ele iniciou carreira no jornal Folha da Tarde, pertencente à Caldas Júnior, e após retornar dos estudos na Europa, prosseguiu sua trajetória no Correio do Povo e foi um dos primeiros diretores da Rádio Guaíba. Acompanhou eventos importantes da história mundial, como a Copa do Mundo de 1958, a Guerra do Vietnã e a Guerra dos Seis Dias, em Israel.

Nos anos 70, sob a tensão da Ditadura Militar, que vigiava diversos jornalistas, Flávio Alcaraz Gomes acabou envolvido na morte de um jovem, que estava com a namorada e foi confundido com um agente do Governo Militar. Por conta disso, acabou preso por dez anos, saindo somente nos anos 80, e logo após disso, trabalhou na RBS. Voltaria à Guaíba em 1988 a convite de Renato Bastos Ribeiro, que havia assumido o Grupo Caldas Júnior, por onde ficou 19 anos, apresentando um programa matinal na Guaíba AM e na TV2 Guaíba, com o "Guerrilheiros da Notícia", que debatia os assuntos do momento.

Após a mudança de comando para a Rede Record, Flávio se sentiu desprestigiado pela nova direção e se mudou para a TV Pampa, onde estava até hoje. Nos últimos meses, problemas de saúde se agravaram, com sucessivas internações. Com sua morte, um registro vivo da história do jornalismo gaúcho se apaga.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.