![]() |
Em ilustração do paleontólogo Juan Cisneros, tiarajudens espanta um predador |
Depois de "Princesa das Coxilhas", "Terra dos Marechais", "Atenas Riograndense", São Gabriel pode ter mais um cognome, de "Terra dos Dinossauros". Nesta sexta-feira (25), a Science Magazine anuncia formalmente em sua nova edição a ser lançada, uma nova descoberta histórica em terras gabrielenses e que foi divulgada depois de dois anos. Inicialmente anunciado como um ancestral dos mamíferos que possui dentes-de-sabre, o tiarajudens eccentricus, como foi denominado, é um novo ser vivo - que pode ter sido antecessor dos dinossauros - descoberto em São Gabriel e que tem 260 milhões de anos. A descoberta foi apresentada nesta quinta, na UFRGS pelos paleontólogos Juan Cisneros, Paula Dentzien Dias e Ana de Oliveira Bueno.
Segundo informações da revista Science, o fóssil foi descoberto na localidade do Tiaraju em um trabalho feito por pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Piauí (UFPI) e da África do Sul, e foi apresentado no final da tarde desta quinta em Porto Alegre e Johanesburgo. As descobertas ocorreram em março de 2009, mas foram divulgadas somente agora após análises e estudos do fóssil encontrado.
![]() |
Imagem do Fóssil, em foto de Cisneros |
O animal, que tem um tamanho similar a uma capivara, apesar de possuir dentes-de-sabre (usados possivelmente para defesa contra predadores), era herbívoro. “Ficamos todos muito surpresos [com a descoberta], pois esta nova espécie reúne características muito inesperadas, causando inclusive a impressão de ser uma mistura de animais diferentes. Ele possui dentes incisivos similares aos de um ruminante e dentes molares que no seu conjunto lembram os de uma capivara. Contrastando com esta dentição típica de animal herbívoro, temos a presença de grandes dentes de sabre como os de um felino. Mais ainda, os molares não estão na maxila e sim no palato, algo nunca antes visto num quadrúpede.”, explicou ao site iG Juan Carlos Cisneros, da UFPI, que liderou o trabalho. Cisneros também tinha participado da descoberta de fósseis na Fazenda Boqueirão, em 2009.
O único herbívoro com dentes-de-sabre do planeta, pertence a Era Paleozóica e seu parente mais próximo foi encontrado na África do Sul há dez anos. É o primeiro registro de um animal desse tipo, que lembra uma capivara com dentes de sabre, que tinha habilidades de mastigar o próprio alimento. O animal pertencia ao grupo dos terapsídeos (que originou os mamíferos) e data da Era Paleozóica, o que torna a descoberta mais importante, pois foi antes do surgimento de grande parte dos dinossauros.
É a terceira descoberta de fósseis nos últimos dez anos em solo gabrielense. Em 2005, pesquisas levaram a descoberta de fósseis do mesossauro, na localidade de Passo de São Borja. Anos depois, em 2009, pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da UFRGS encontraram novos fósseis na Fazenda Boqueirão, de um animal similar a um crocodilo gigante. Esta é mais uma prova de que São Gabriel foi uma "terra fértil" para dinossauros e antepassados do homem e dos animais.
Bah! tchê, vou replicar essa matéria no meu blog!
ResponderExcluirhttp://velhaguardacarloskluwe.blogspot.com/
Um abraço
Vaz
Olá. Gostaria de salientar alguns erros na matéria, em prol de um melhor entendimento.
ResponderExcluirPrimeiro, Tiarajudens não é um dinossauro. Passa muito longe disso. Bem longe.
Segundo, Tiarajudens nem de longe parecia uma capivara. A analogia feita com o mamífero atual é apenas com relação aos dentes do palato.
Se quiser informações mais detalhadas, estou à disposição.
Grata
Ana
Ana, obrigado pela correção. Já o fizemos no texto, grato.
ResponderExcluirDepois do primeiro comentário, li que o conteúdo do blog Caderno 7 não pode ser reproduzido, isso é fato mesmo, ou é uma advertência anacrônica?
ResponderExcluirAcho que não vou publicar mais... o que eu faço?
Luiz, a correção do aviso foi feita. Inclusive te enviei uma cópia para o email que inscreveste, para usar no blog que tens, que é excelente. Pode pegar, valeu pela audiência.
ResponderExcluirOk, agora nos entendemos. Um abraço. Vamos ficar em sintonia em nome da Metade Sul!
ResponderExcluirhttp://velhaguardacarloskluwe.blogspot.com/
Valeu , materia sensacional São Gabriel é e sempre foi uma cidade rica e abençoada por grandes descobertas, que isso valorize mais nossa cidade e torne um ponto mais visitado com um turismo auto sustentavél. Temos muito oque mostrar temos que vender bem nosso peixe digo dinossuros ou que que valha nossa descorberta , um abrço e sucesso.
ResponderExcluirOlá novamente!
ResponderExcluirFico feliz com a correção, em geral as pessoas não estão nem aí sobre o que é certo e o que é errado.
Nada contra dinossauros, mas a mania da mídia em reportar tudo como sendo dinossauro, mesmo quando não é, é irritante. As pessoas deveriam saber que nem todos os animais extintos são dinossauros ou mamutes... :P
Bem, tenho mais uma observação, mas não é necessário que corrijas. Saiu muita coisa errada sobre ele no mundo...
Quando mencionas: "Inicialmente anunciado como um ancestral dos mamíferos que possui dentes-de-sabre, o tiarajudens eccentricus, como foi denominado, é um novo ser vivo - que pode ter sido antecessor dos dinossauros...".
Na verdade, o Tiarajudens não é antecessor [ou ancestral] nem dos mamíferos nem dos dinossauros. Ele pertence a uma linhagem que é parente distante dos Cinodontes, que é a linhagem que deu origem a "nós". Logo, é "menos errado" chamar ele de mamífero que réptil.
Como curiosidade: comparamos ele com capivaras porque os dentes pós-caninos são muito semelhantes aos do roedor. Mas é possível que ele fosse realmente parecido com uma capivara, mas creio que seria ainda meio "reptiliano".
E sobre o canino gigante, elaboramos a hipótese do uso com base no comportamento de duas espécies atuais [ou seja, ainda vivas] da Ásia, o veado-d'água e o cervo-almiscareiro. São dois animais parecidos com pequenos cervos, mas que possuem caninos enormes, mas são herbivoros.
São Gabriel tá se revelando um belo sítio paleontológico... :)
Abraços
Ana