![]() |
Relso explica planejamento ambiental à militares na 13ª Cia Com Mec |
Recentemente, a Diretoria de Meio Ambiente, que está vinculada à Secretaria Municipal da Agricultura de São Gabriel, efetivou novas parcerias para ampliar a atuação em prol da conscientização ambiental no município. Recentemente, mais delas foram efetivadas neste sentido: com a 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, para a manutenção do entorno da unidade militar e das margens do Rio Vacacaí, o Colégio Tiradentes e a renovação de parceria entre o Poder Público Municipal e o Presídio Estadual de São Gabriel, para a reciclagem de óleos vegetais usados, de acordo com o Diretor de Meio Ambiente, Relso Vasconcelos.
Parcerias com a 13ª Cia Com Mec e o Tiradentes
No início de fevereiro, Relso ministrou uma palestra com o grupo de trabalho formado pelos militares da unidade, onde foi assumido o compromisso em ações de preservação ambiental a partir da "Praça Forte de Caxias", como é conhecida. "Para começo de conversa, tratamos a finalidade da participação na agenda ambiental na ública, assumindo o compromisso de manter o monitoramento ao entorno da 13ª Cia, e como a principal meta limpeza das margens do Rio Vacacaí, segregação dos resíduos sólidos, compostagem de resíduos orgânicos gerados pela unidade e a Vila Militar", salientando que a parceria conta com o apoio incondicional do comandante da unidade, Capitão Eugênio Corrêa Júnior, com o assessoramento do Capitão Marcos César Dias Gil, responsável pelo setor ambiental, e do Tenente Luiz Homero Martins Figueiredo, que executarão o projeto em sua integralidade.
Uma outra parceria visando da mesma forma a conscientização ambiental, foi firmada com o Colégio Tiradentes da Brigada Militar. Relso, em conversações com o diretor da instituição, Major Edson Fagundes Lara e a professora de Biologia Sônia Conceição, para a realização de ações de Educação Ambiental envolvendo os alunos e as comunidades do entorno do Colégio. "Dentro destas ações, serão realiadas o monitoramento das Sangas da Bica e da Vila Maria, segregação de resíduos sólidos por meio da logística reversa, construção de uma mini-estufa para fomentar espécies nativas oriundas das colheitas de sementes das matas ciliares de ambas as sangas, e estimular a compostagem dos resíduos orgânicos domiciliares", salientando que o Colégio vai promover a inserção da Vila Maria em ações socioambientais. "Através destas parcerias firmadas, acreditamos que os efeitos dos trabalhos hão de se estender, como exemplo a ser seguido pela comunidade gabrielense", asseverou.
Detentos farão reciclagem de óleos vegetais
Na quarta (2), a Prefeitura, através da Diretoria de Meio Ambiente, ainda ratificou parceria com o Presídio Estadual de São Gabriel. Com o trabalho dos detentos dentro dos programas de ressocialização, será executado um projeto de reciclagem de óleos vegetais usados, provenientes de restaurantes, lancherias e hotéis. Este óleo será transformado em sabão para uso doméstico (sabão em barra), dando a destinação correta e evitando que os óleos venham para o ralo, que acabam indo in natura para o rio, contaminando-o. A parceria ainda conta com o apoio do Lions Jovem e a direção do Presídio, administrado por José Rodrigo Costa.
"Estamos estudando novas possibilidades, como o desenvolvimento de outros projetos que possibilitem dar ocupação a estas pessoas", citando por exemplo, construções de pequenas estufas para desenvolvimento de espécies nativas e exóticas, composteiras, cisternas. Relso finaliza dizendo que irá apresentar projetos para a busca da sustentabilidade alimentar em breve.