![]() |
Argentino Luna morreu neste domingo, aos 69 anos (Foto Divulgação) |
Há instantes, a imprensa argentina noticiou a morte do cantor Rodolfo Giménez, mais conhecido como "Argentino Luna", um expoente da música latina. Conhecido como "El Negro" ou "El Gaucho de Madariaga", Luna estava com problemas renais, que vieram a se agravar nos últimos dias. Ele estava internado desde 5 de fevereiro, e veio a falecer na madrugada de domingo (20).
Luna, nascido em 21 de junho de 1941 na cidade de General Madariaga, Argentina, teve uma infância humilde e aprendeu música de forma espontânea. Era considerado um dos maiores compositores argentinos, tendo gravado mais de 300 canções em vários estilos, também fazendo pajadas.
Sua canção mais conhecida, "Mire que lindo es mi pais paisano", foi interpretada por vários artistas internacionais. Também é conhecido pela música "Zamba para decir adiós". Diversos cantores gaúchos e expoentes da música nativista e latina tem entre seus inspiradores, o trabalho do saudoso cantor argentino.
Acabo de saber através dos versos dedicados ao grande Argentino Luna pelo poeta e guitarreiro Mário Alessandrini, da passagem desse ícone da música gaucha. Sou fã de Argentino Luna. Agora me passou pela memória a poesia Um Par de Botas. Busquei saber da veracidade da triste notícia na Internet e encontrei nessa página, compreendi que partiu no domingo passado, dia 20, se foi para a eternidade Rodolfo Giménez, "El Negro" ou "El Gaucho de Madariaga". Deixa uma obra monumental que vem inspirando muitos músicos, cantores, payadores e guitarreiros. Ele esteve guitarreando e payando juntamente com o imortal Jayme Caetano Braun, do qual era amigo, em nossa capital Porto Alegre, a uns anos a traz, no teatro que ficou pequeno para abrigar quantos lá estiveram assistindo esses dois expoentes da música e da payada. Como Jayme, ele era a voz do peão, do carreteiro, do índio pobre criado em galpão no ofício do campeiro.
ResponderExcluirLuna,certamente estas montado no "El Oscuros Patas Blancas",partistes de "Como es lindo mi pais paisano"e deves encontrar muita paz ai por estas querencias.
ResponderExcluirTenho certeza que deixastes muitas saudades a todos os povos Latino Americanos.
Um grande abraço.
Rodolfo Cunha.
Partistes nel "Oscuros Patas Blancas",ao trote para encontrar el Paisano que dissestes que como era lindo teu pais,e certamente fostes cantando "Zamba para decir adiós".Deixastes muitas SAUDADES.
ResponderExcluir