![]() |
Mamonas Assassinas: a saudade da irreverência musical que conquistou públicos de todas as idades |
Com sucessos como "Pelados em Santos", "Robocop Gay", "Vira Vira", "Jumento Celestino", a controversa "Sábado de Sol", entre outros, a banda começou como Utopia, mas em pouco tempo, os integrantes decidiram por entrar em um estilo ao avesso e fora do convencional. E deu certo. Os Mamonas passaram pelos maiores programas de TV, agendas lotadas e fazendo um sucesso que não era visto há muito tempo.
Na noite de 2 de março de 1996, ao retornar de um show em Brasília - dois dias depois da última apresentação no RS, na Festa da Uva, em Caxias do Sul - o avião em que viajavam os integrantes do grupo se chocou violentamente com a Serra da Cantareira, nas proximidades do Aeroporto de Guarulhos, matando todos os integrantes e dando um triste fim à uma carreira promissora. Alguns dos integrantes tiveram premonições com a tragédia, o que ganhou veracidade depois do fato.
A morte da banda causou uma comoção no país equivalente à de Ayrton Senna, dois anos antes, e deixou um legado para a música brasileira. Confira abaixo, para relembrar, a música "Pelados em Santos", grande sucesso do Grupo, que eternizou a "Brasília Amarela".