![]() |
Edilberto, André e César Oliveira em frente ao Parlamento húngaro, em Budapeste |
Durante o mês de fevereiro, a cultura gaúcha se destacou no "Velho Continente", por meio de gente nossa. No período de 7 de fevereiro a 1º de março os músicos gabrielenses César Oliveira, Edilberto Bérgamo e André Teixeira estiveram ao lado do Grupo de Arte Nativa “Os Chimangos” de Caçapava do Sul, que levou pela sétima vez seu espetáculo a Europa, com a incumbência de difundir o folclore latino-americano.
O roteiro incluiu shows na Hungria, Romênia, Eslováquia e França. Compuseram a comitiva 22 dançarinos, os diretores do grupo e os 4 músicos responsáveis pela execução ao vivo do repertório que foi composto por 27 danças típicas do Rio Grande do Sul e da América Latina.
![]() |
Uma das apresentações realizadas na Europa |
Os espetáculos empolgaram pela alegria, autenticidade, capacidade artística e de produção do show, muito especialmente pela qualidade musical. A repercussão do acompanhamento de César Oliveira, Edilberto Bérgamo, André Teixeira e Ivan Letelier, através da manifestação do público e dos organizadores da turnê, demonstrou que são verdadeiros e autênticos representantes da música gaúcha e latino-americana. A qualificação do trabalho dos Chimangos, que já era conhecida no Velho Continente, ficou ressaltada com a participação de César, Edilberto e André.
![]() |
André em frente a uma das maravilhas do mundo moderno, a Torre Eiffel, em Paris |
Para André, a experiência valeu por ter levado o melhor da cultura e do folclore gaúcho, além de conhecer lugares históricos e que tiveram importante participação na história mundial. "Passamos por estes países, e pudemos ver culturas tão destacadas como a nossa terra, foi gratificante esta viagem", frisou. Ao retornar, descanso curto: André já estava ensaiando para fazer parte dos vocais da Academia de Arte e Cultura Jupob, de onde conquistou o título de tetra do Carnaval gabrielense.