Um dos festivais mais tradicionais do nativismo gaúcho, não sairá mais este ano. A Comissão Organizadora da 37ª Califórnia da Canção Nativa, realizada em Uruguaiana, emitiu nota oficial informando que o evento não sairá mais em 2010, ficando adiado para 2011. A principal razão foi de que não haveria recursos suficientes para a realização do festival.
Segundo nota do Presidente da Comissão Organizadora, Júlio Cézar Benites Teixeira, apesar da Prefeitura ter garantido apoio com R$ 50 mil, mais a cedência do Parque D. Pedro II e apoio na segurança, diversos fatores foram determinantes para a não-realização do Festival.
"Sucessivos fatos, como a desistência de investidores na cultura, a negativa de promessas políticas pré-eleitorais, a absurda taxa de licenciamento cobrada pelo ECAD e a insistente orientação do Presidente de honrar com as obrigações da Entidade que dirige, foram fatores preponderantes para a tomada de decisão", salientou no comunicado.
As músicas selecionadas e o regulamento continuarão os mesmos. De acordo com o blog do jornal Tribuna de Uruguaiana, já vem se alertando para o ocaso do festival há anos. Com isso, poucos festivais permanecem vivos no círculo cultural gaúcho - entre eles a Estância da Canção, retomada este ano com a grandeza de antes.