|
Ação em defesa do Vacacaí teve participação de 700 estudantes, que confeccionaram um "monstro" de garrafas pet |
Em uma intervenção de arte ligada à consciência ambiental, estudantes de diversas escolas de São Gabriel participaram de um ato na manhã de quinta-feira (18), no largo do Rio Vacacaí, no Bairro Mato Grosso. Promovida pelas Escolas XV de Novembro e Colégio Tiradentes, tendo ainda o apoio de outras escolas, como o Perpétuo Socorro, João Pedro Nunes (Poli) e entidades como o Exército Brasileiro e o Corpo de Bombeiros. O que chamou a atenção foram nove esculturas feitas de caixinhas de leite longa vida, formando "guerreiros" na luta contra o "monstro" da poluição, representado por um polvo feito de garrafas pet.
|
Confeccionados com caixinhas de leite, "guerreiros do bem" pareciam de metal, vistos de longe |
|
Mais de 700 estudantes participaram dos atos no Vacacaí na manhã de quinta |
O projeto, chamado de "Vacacaí: em Defesa da Preservação Ambiental" é uma forma de alertar a sociedade para o problema da poluição, e foi idealizado pelo professor de Artes da Escola XV de Novembro e Colégio Tiradentes, Ricardo Cocco. A criação faz parte do movimento "Arte do Bem", que promove ações no município. "Desta forma, procuramos mostrar a comunidade a importância da preservação ambiental, e a intervenção de arte no ambiente urbano chama esta atenção, mostrando os estragos causados pela poluição, principalmente no nosso Vacacaí", frisou.
|
Orientados pelos professores, alunos montaram a intervenção artística |
Os alunos - em um total de 700 entre os educandários participantes - confeccionaram o "monstro" fazendo cordões com as garrafas pet, orientados pelos professores. As esculturas foram feitas com 1,8 mil caixas coletadas também pelos estudantes, e deram a sensação de que eram feitas de metal. Além disso, os alunos ainda participaram de trilhas pela mata ciliar do Vacacaí, orientados pelo Exército, verificando a situação do rio e encontrando muitos focos de lixo, deixados pelos moradores de bairros ribeirinhos - o que é lamentável.
A atividade ainda teve também apoio da Unipampa, que demonstrou aos alunos do Colégio Tiradentes trabalhos sobre a água e a análise das espécies biológicas. Confira logo abaixo, as fotos de tudo o que aconteceu no dia da atividade: