Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

21 novembro 2010

Arte em prol da natureza: estudantes fazem ação para salvar o Rio Vacacaí

Ação em defesa do Vacacaí teve participação de 700 estudantes, que confeccionaram um "monstro" de garrafas pet
Em uma intervenção de arte ligada à consciência ambiental, estudantes de diversas escolas de São Gabriel participaram de um ato na manhã de quinta-feira (18), no largo do Rio Vacacaí, no Bairro Mato Grosso. Promovida pelas Escolas XV de Novembro e Colégio Tiradentes, tendo ainda o apoio de outras escolas, como o Perpétuo Socorro, João Pedro Nunes (Poli) e entidades como o Exército Brasileiro e o Corpo de Bombeiros. O que chamou a atenção foram nove esculturas feitas de caixinhas de leite longa vida, formando "guerreiros" na luta contra o "monstro" da poluição, representado por um polvo feito de garrafas pet.


Confeccionados com caixinhas de leite, "guerreiros do bem" pareciam de metal, vistos de longe

Mais de 700 estudantes participaram dos atos no Vacacaí na manhã de quinta
O projeto, chamado de "Vacacaí: em Defesa da Preservação Ambiental" é uma forma de alertar a sociedade para o problema da poluição, e foi idealizado pelo professor de Artes da Escola XV de Novembro e Colégio Tiradentes, Ricardo Cocco. A criação faz parte do movimento "Arte do Bem", que promove ações no município. "Desta forma, procuramos mostrar a comunidade a importância da preservação ambiental, e a intervenção de arte no ambiente urbano chama esta atenção, mostrando os estragos causados pela poluição, principalmente no nosso Vacacaí", frisou.

Orientados pelos professores, alunos montaram a intervenção artística
Os alunos - em um total de 700 entre os educandários participantes - confeccionaram o "monstro" fazendo cordões com as garrafas pet, orientados pelos professores. As esculturas foram feitas com 1,8 mil caixas coletadas também pelos estudantes, e deram a sensação de que eram feitas de metal. Além disso, os alunos ainda participaram de trilhas pela mata ciliar do Vacacaí, orientados pelo Exército, verificando a situação do rio e encontrando muitos focos de lixo, deixados pelos moradores de bairros ribeirinhos - o que é lamentável.

A atividade ainda teve também apoio da Unipampa, que demonstrou aos alunos do Colégio Tiradentes trabalhos sobre a água e a análise das espécies biológicas. Confira logo abaixo, as fotos de tudo o que aconteceu no dia da atividade:
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.