| Homenagem a Yemanjá terá sua 26ª edição neste domingo, 1º de fevereiro, em São Gabriel (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7) |
No próximo final de semana, São Gabriel sediará a 26ª edição da Homenagem a Yemanjá. O evento é promovido pelo Conselho do Povo de Terreiro de São Gabriel e pela Associação Umbandista, Espírita e de Religiões de Matriz Africana de São Gabriel (AUNEAFRO-SG) e ocorre no domingo, 1º de fevereiro, a partir das 22h, no largo do Rio Vacacaí, junto ao Bairro Mato Grosso.
A programação terá início às 20h, com uma carreata saindo do Ilê Afro Axé Bará e Oxalá, localizado na Rua Omar Gabriel Kurban, nº 156, no bairro Progresso (rua atrás da Brigada Militar). O trajeto seguirá pelas ruas Maria Adelaide, Francisco Chagas, Sebastião Menna Barreto, Tristão Pinto, Duque de Caxias, Andrades Neves e Barão de São Gabriel, até o seu final, na Praia da Alegria, às margens do Rio Vacacaí. No local, será iniciada a procissão fluvial, com chegada prevista ao largo do rio, onde está situado o monumento à Yemanjá, por volta das 22h.
Conforme a organização, a procissão fluvial deve chegar ao local do evento por volta das 22h, momento em que fiéis e praticantes da Umbanda recepcionarão a imagem de Yemanjá. Na sequência, será realizado o ritual religioso. Homero Costa, representante da AUNEAFRO, destaca que todos os babalorixás, yalorixás, caciques de Umbanda, dirigentes espirituais e religiosos em geral estão convidados a participar da homenagem.
Saiba mais
Yemanjá, considerada a mãe da maioria dos orixás, é reverenciada em diversas culturas. Sua data comemorativa é 2 de fevereiro. Em cidades litorâneas onde a orixá é homenageada, a data é feriado, e fiéis costumam levar oferendas às águas, como flores, velas e presentes, tradicionalmente em barcos de cor azul. Yemanjá é a divindade associada ao mar e às águas.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 29/01/2025 09h51
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com












0 comentários via Blogger