Tá na vida, tá no Super, tá na Expoagas - de 19 a 21 de agosto

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

23 agosto 2025

ENCHENTE | Chuvas elevam nível do Rio Vacacaí e alagam bairros em São Gabriel

Chuvas que passaram dos 200 milímetros fizeram o nível do Rio Vacacaí subir a mais de 6 metros (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

As fortes chuvas que atingiram São Gabriel até a madrugada deste sábado (23) já somam 203 milímetros e fizeram o nível do Rio Vacacaí chegar a 6,30 metros, ultrapassando a cota de alagamento, que é de 5,90 metros. O avanço da água atingiu ruas de bairros ribeirinhos, principalmente no Mato Grosso, onde várias residências foram invadidas.

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e com apoio de diversas secretarias, mobilizou uma força-tarefa para auxiliar a população. Pelo menos dez famílias já receberam atendimento emergencial, enquanto equipes seguem em campo orientando moradores sobre a retirada das áreas de risco.

Águas do Vacacaí mais uma vez bloquearam acesso ao Bairro Bom Fim pela Avenida Manoel de Antônio Macedo (foto Lucas Caon)

Chuva alagou vários bairros e avenidas, e derrubou parte do muro da 13ª Cia Com Mec

Entre as medidas adotadas estão o monitoramento constante do nível do rio, a desobstrução de bueiros e o reforço em pontos críticos da cidade. O objetivo é minimizar os impactos da enchente e garantir suporte imediato às famílias afetadas. As enchentes não se restringiram somente ao Vacacaí - várias áreas da cidade alagaram, inclusive dentro da zona urbana.

Apesar da situação, o Vacacaí ainda se mantém abaixo do nível da maior enchente registrada em 2023, quando o rio chegou a 7,75 metros. A Prefeitura informou que as equipes seguem de prontidão e reforçou o compromisso de reduzir os danos causados pelas chuvas.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 23/08/2025 16h34
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.