Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

14 dezembro 2017

São Gabriel se destaca como o 6º maior município na agropecuária gaúcha

São Gabriel é o 6º lugar no Valor Arrecadado Bruto no agronegócio gaúcho, em estudos do PIB divulgados nesta quinta-feira (foto arquivo C7)
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta quinta-feira (14) o ranking dos municípios que se destacam no Produto Interno Bruto (PIB) referente ao ano de 2015. A divulgação dos dados foi em conjunto com instituições estaduais e em conjunto e sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vários dados foram divulgados, entre eles, os 10 maiores municípios do Estado, que representam 42% do PIB total do RS e os 10 maiores de Valor Adicionado Bruto (VAB) na agropecuária gaúcha, onde São Gabriel ocupa o 6º lugar.



Santa Margarida também se destaca no PIB per capita, onde está em 9º lugar, com R$ 72.761,17, estando entre os dez maiores municípios do Estado. O município com maior PIB foi Porto Alegre (R$ 68,1 bilhões), seguido por Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Pelotas e Rio Grande. Desses municípios, Triunfo não estava entre os 10 maiores em 2014. São Leopoldo, que era o nono município em 2014, ficou fora da lista dos 10 maiores em 2015, caindo para 11.a posição.

Os 10 maiores municípios do Estado representaram 42,0% do PIB total do RS. Esses municípios possuem, em geral, maior participação da indústria e dos serviços no Valor Adicionado Bruto (VAB) e menor participação da agropecuária. O setor serviços destaca-se como atividade mais importante nesses municípios, sendo responsável pela maior parte do valor gerado. Salienta-se também o fato de que são municípios bastante populosos, com população superior a 100.000 habitantes.

O município com maior VAB da agropecuária no Estado foi Cachoeira do Sul (1,4% do VAB da agropecuária gaúcha). Nesse município, destacam-se as produções de soja e arroz como as principais atividades dentro da agropecuária. Na sequência, parecem os Municípios de Uruguaiana (arroz e bovinos), Tupanciretã (soja), Dom Pedrito (arroz e soja), Alegrete (arroz e bovinos), São Gabriel (soja e arroz), Itaqui (arroz), Santa Vitória do Palmar (arroz), Vacaria (soja e maçã) e São Borja (arroz e soja).

O município com maior PIB per capita no Estado em 2015 continua sendo Triunfo, devido às atividades do Polo Petroquímico. Na sequência, destacam-se os Municípios de Pinhal da Serra e Aratiba, ambos pela atividade de geração de energia. Depois, vêm Muitos Capões (produção de soja e milho), Tupandi (fabricação de móveis), Pinhal Grande (geração de energia), André da Rocha (silvicultura e soja), Roque Gonzales (geração de energia), Santa Margarida do Sul (soja) e Capão do Cipó (soja).

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da FEE 
Data: 14/12/2017 15h55
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.