Caderno7 na Expointer - banner redes sociais

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Saúde com divertimento: conheça o projeto "ESF nas Escolas"

Projeto desenvolvido pelo ESF da UBS Zona Oeste leva educação e saúde para as escolas da região
Para mostrar a importância, a promoção e prevenção na saúde através dos cuidados básicos de uma forma bem descontraída, a equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde Zona Oeste, que fica na Avenida Francisco Chagas, realiza desde 2016 o projeto "ESF nas Escolas", onde com atividades lúdicas, os seus integrantes repassam dicas sobre cuidados com a saúde e o bem-estar. Uma das apresentações aconteceu nesta segunda-feira (24), na Associação Pró-Down, a mais nova parceria da atividade.




Peça teatral apresentada à alunos da Pró-Down falou sobre a importância de uma alimentação saudável e o papel das frutas neste processo
Segundo a coordenadora do projeto, enfermeira Andressa Possati, a ação já esteve em escolas como o Marques Luz e o João Pedro Nunes (Poli) e a ideia é espalhar o projeto pela comunidade. "Começamos no ano passado, estamos engatinhando ainda, mas vamos seguindo esta ação de prevenção e promoção da saúde junto aos alunos da rede pública de ensino, onde ensinamos por exemplo, saúde bucal, higienização, alimentação correta, de uma forma alegre para as crianças", explicou.

Atividade teve ainda brincadeiras, música...

...e tarefas pedagógicas, como colorir ilustrações e o ensino das propriedades das frutas

Integrantes do ESF que atuam no projeto que visita as escolas da região abrangida pela UBS
Estes cuidados são passados em forma de atividades lúdicas, como teatro, tarefas pedagógicas, entre outros, mas sem desviar do foco que é a importância de viver com saúde. "Conversamos antes com as direções das escolas para ver qual é a principal necessidade de saúde e trabalhamos focado nesta questão, informando mas divertindo as crianças também", destaca. Todos os integrantes participam voluntariamente do projeto.

A área de atuação é a mesma da UBS, que registra um grande número de escolas em sua região, na Zona Oeste da cidade. Os alunos da Pró-Down acompanharam uma peça teatral sobre a importância do consumo de frutas para a saúde e os malefícios causados por produtos industrializados, como salgadinhos, doces e refrigerantes. O projeto estará nesta terça-feira na Comunidade São Paulo Apóstolo, na Cidade Nova, com a Pastoral da Criança. Para mais informações, entre em contato com a UBS da Zona Oeste. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/04/2017 17h06
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: