03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Posto Médico da Guarnição lança projeto "Atividade Plena" para terceira idade

Projeto "Atividade Plena" foi lançado no dia 1º de novembro pelo Posto Médico da Guarnição e promove atividades físicas e sociais para a terceira idade, às terças e quintas-feiras
Com o objetivo de participar atividades físicas, de saúde e integração para o público da terceira idade, o Posto Médico da Guarnição Federal Militar de São Gabriel (PMGu), está desenvolvendo desde o dia 1º de novembro o projeto "Atividade Plena", voltado para os militares da reserva e seus familiares. As ações acontecem às terças e quintas no Posto Médico, das 8 às 10 horas.



Atividade tem várias ações, de exames médicos, exercícios físicos e de convivência
O Projeto foi idealizado pelo 1º Ten. QAO Dornelles e tem como coordenador o 1º Ten. QAO Antônio Lima e diretor o chefe do Posto, 1º Ten. Médico Alam. O Comandante da Guarnição e do 6º BE Cmb, Coronel Maury Félix, informa que o projeto surgiu de uma necessidade dos próprios usuários do Posto, que reivindicaram um espaço para realizar atividades físicas e conviver com demais idosos, melhorando a saúde e afastando as doenças.

Para a realização do projeto, uma sala foi preparada no Posto Médico, onde os participantes recebem exercícios físicos e aulas de dança, além de ter sido construída um parque de aparelhos de educação física. O trabalho visa proporcionar uma série de atividades voltadas à terceira idade, como ginástica, caminhadas, aulas de dança, reuniões com dinâmica de grupos, orientações nutricionais, acompanhamento sistêmico com controle da síndrome metabólica; aulas de yoga.


Cerca de 70 participantes integram o projeto e estão tendo resultados positivos na saúde
Os participantes ainda receberão: atividades culturais, com visita aos pontos turísticos de São Gabriel e região; e realizar orientações médicas com regularidade. O Coronel Félix e os coordenadores salientam que com tudo isso, o objetivo é que os uduários possam ter mais saúde. "Nossos objetivos são de diminuir a frequência do usuário nas instalações do Posto de forma desnecessária, estimular a prática de atividade física, manter sob observação indireta os usuários com doenças crônicas; manter o convívio social e aproximação das famílias; diminuir as internações hospitalares devido à exacerbação das doenças crônicas; e fazê-los estarem presentes no programa 'Valorização da Vida', que é realizado pelo Exército Brasileiro para todos os integrantes da família militar", explicou o Tenente Alam.

Para o projeto, praça de aparelhos foi instalada no pátio do posto médico
Com apenas duas semanas, o Projeto, que havia uma expectativa inicial de poucos participantes, teve uma grande adesão, onde atualmente são atendidos mais de 70 pessoas, constituindo-se em um grande projeto social na região. "Com essa iniciativa, o Exército Brasileiro constitui-se num belo exemplo para a região, colocando em prática o que preconiza o Estatuto do Idoso, proporcionando o bem-estar e melhorando o cotidiano dessas pessoas, criando oportunidades de sadia convivência com estas atividades", salientou Félix.

O projeto tem apoio das demais unidades - 9º RCB e 13ª Cia Com Mec - e busca demais parceiros, para ampliação dos trabalhos. É uma iniciativa bem-vinda que proporciona maior qualidade de vida para a terceira idade. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 17/11/2016 18h13 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: