Anúncio Penha das Mães - CTG Plácido de Castro

13.05 Anúncio Penha das Mães CTG Caiboaté

20-05 Penha de Aniversário CTG Querência Xucra

Posto Médico da Guarnição lança projeto "Atividade Plena" para terceira idade

Projeto "Atividade Plena" foi lançado no dia 1º de novembro pelo Posto Médico da Guarnição e promove atividades físicas e sociais para a terceira idade, às terças e quintas-feiras
Com o objetivo de participar atividades físicas, de saúde e integração para o público da terceira idade, o Posto Médico da Guarnição Federal Militar de São Gabriel (PMGu), está desenvolvendo desde o dia 1º de novembro o projeto "Atividade Plena", voltado para os militares da reserva e seus familiares. As ações acontecem às terças e quintas no Posto Médico, das 8 às 10 horas.



Atividade tem várias ações, de exames médicos, exercícios físicos e de convivência
O Projeto foi idealizado pelo 1º Ten. QAO Dornelles e tem como coordenador o 1º Ten. QAO Antônio Lima e diretor o chefe do Posto, 1º Ten. Médico Alam. O Comandante da Guarnição e do 6º BE Cmb, Coronel Maury Félix, informa que o projeto surgiu de uma necessidade dos próprios usuários do Posto, que reivindicaram um espaço para realizar atividades físicas e conviver com demais idosos, melhorando a saúde e afastando as doenças.

Para a realização do projeto, uma sala foi preparada no Posto Médico, onde os participantes recebem exercícios físicos e aulas de dança, além de ter sido construída um parque de aparelhos de educação física. O trabalho visa proporcionar uma série de atividades voltadas à terceira idade, como ginástica, caminhadas, aulas de dança, reuniões com dinâmica de grupos, orientações nutricionais, acompanhamento sistêmico com controle da síndrome metabólica; aulas de yoga.


Cerca de 70 participantes integram o projeto e estão tendo resultados positivos na saúde
Os participantes ainda receberão: atividades culturais, com visita aos pontos turísticos de São Gabriel e região; e realizar orientações médicas com regularidade. O Coronel Félix e os coordenadores salientam que com tudo isso, o objetivo é que os uduários possam ter mais saúde. "Nossos objetivos são de diminuir a frequência do usuário nas instalações do Posto de forma desnecessária, estimular a prática de atividade física, manter sob observação indireta os usuários com doenças crônicas; manter o convívio social e aproximação das famílias; diminuir as internações hospitalares devido à exacerbação das doenças crônicas; e fazê-los estarem presentes no programa 'Valorização da Vida', que é realizado pelo Exército Brasileiro para todos os integrantes da família militar", explicou o Tenente Alam.

Para o projeto, praça de aparelhos foi instalada no pátio do posto médico
Com apenas duas semanas, o Projeto, que havia uma expectativa inicial de poucos participantes, teve uma grande adesão, onde atualmente são atendidos mais de 70 pessoas, constituindo-se em um grande projeto social na região. "Com essa iniciativa, o Exército Brasileiro constitui-se num belo exemplo para a região, colocando em prática o que preconiza o Estatuto do Idoso, proporcionando o bem-estar e melhorando o cotidiano dessas pessoas, criando oportunidades de sadia convivência com estas atividades", salientou Félix.

O projeto tem apoio das demais unidades - 9º RCB e 13ª Cia Com Mec - e busca demais parceiros, para ampliação dos trabalhos. É uma iniciativa bem-vinda que proporciona maior qualidade de vida para a terceira idade. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 17/11/2016 18h13 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: