Saúde Plena é saúde para todos

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Festa de Natal EC Real

Anúncio vendas Incorporadora Beilfuss 1

Homenageando escritora gabrielense, Feira do Livro de Santa Maria será lançada na quinta

Evento será oficialmente lançado nesta quinta, no Monet (foto arquivo PMSM)
Santa Maria - O lançamento da Feira do Livro de Santa Maria acontece na próxima quinta-feira (14), a partir das 19h, no Monet Plaza Shopping. Participam da cerimônia o professor homenageado desta 43ª edição, Mario Lucio Rodrigues (Maucio), e familiares da professora gabrielense Ruth Farias Larré, homenageada póstuma da feira. De acordo com a comissão organizadora da festa literária, o patrono da Feira do Livro 2016 estará presente à abertura do evento, em 23 de abril, na Praça Saldanha Marinho.



Ainda nesta quinta-feira será apresentada a campanha publicitária da 43ª edição da feira, produzida por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano - Unifra. Confira abaixo os currículos dos homenageados desta edição.

Eros Grau (Patrono) - Eros Roberto Grau nasceu em 19 de agosto de 1940 em Santa Maria. É bacharel em Direito desde 1963 e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, que, em 1977 o tornou Foi professor de graduação e pós-graduação em muitas instituições, entre elas a Universidade Federal de Minas Gerais, a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Estadual de Campinas. Foi autor de diversos livros, sendo oito no Brasil, entre eles: A ordem econômica na Constituição de 1988; Ensaio e discurso sobre a interpretação/aplicação do direito e Elementos de Direito Econômico. Já no exterior teve quatro publicações: La doppia destrutturazione del diritto, em Milão e Interpretación y aplicación del derecho, em Madri, são algumas delas. Além dos livros, teve pareceres e artigos publicados no Brasil e também na Alemanha, no Uruguai, no México, na Itália, em Portugal, na Argentina, na Espanha, na França e na Bélgica.

Ruth Farias Larré (Homenageada) - Ruth Farias Larré nasceu em 29 de agosto de 1938 no Rincão da Invernada, no interior de São Gabriel e faleceu em 25 de março de 2015, em Santa Maria. Era formada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, atual Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e começou a lecionar aos 16 anos. Também foi secretaria da Inspetoria Seccional do ensino Secundário e coordenou o Clube de Teatro no Colégio Estadual Manoel Ribas.  Ruth era sócio-fundadora e ex-presidente da Associação Santa-Mariense de Letras, que deu origem a Academia Santa-Mariense de Letras.  Está presente em todas as publicações de produções coletivas da Associação e da Academia Santa-Mariense de Letras. Recebeu a Medalha do Mérito Literário da Associação Santa-Mariense de Letras, foi professora homenageada na Feira do Livro de Santa Maria em 1998 e Patronesse da Feira do Livro de São Sepé em 2012. Publicou dois livros de autoria própria, Receita de Homem e Outros Poemas, de 2000, e Poemas e crônicas em sombra e luz, de 2008. Junto com a professora Solange Fonseca Kraetzig em 1980, publicou o livro didático Textos para vestibular. Além disso, foi protagonista de alguns espetáculos e participou e coordenou recitais poético-musicais.

Mario Lucio Bonotto Rodrigues (Professor Homenageado) - Graduado em Desenho Industrial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mario Lucio Bonotto Rodrigues, o Maucio, estudou mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor no Curso de Desenho Industrial da UFSM, mantém alguns projetos de extensão e estuda as relações entre arte, design, comunicação, literatura e culinária. Publica seus cartuns desde os anos 80 em diversos jornais e revistas, iniciando pelo jornal Tchê, de Porto alegre. Nos anos 90 tornou-se professor e participou da criação da revista Garganta do Diabo, como editor. Hoje é editor do zine independente Massa Folhada onde, segundo ele, publica “cartuns e prosas”.

LANÇAMENTO DA FEIRA DO LIVRO 2016
Quinta, 14 de abril, 19 horas
Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1483)
A Feira vai de 23 de abril até 8 de maio na Praça Saldanha Marinho


A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Apoio do SESI-RS.

Reportagem: Assessoria de Imprensa Prefeitura
Data: 13/04/2016 08h28
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: