Acompanhe nossa cobertura na Expointer 2017

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Anúncio Domingueira Farroupilha - CTG Plácido de Castro

Festejos Farroupilhas de São Gabriel - Clique aqui para ver a programação

Unidades militares iniciam incorporação de recrutas em São Gabriel

Unidades militares de São Gabriel abriram série de incorporações do novo efetivo neste final de semana. 9º RCB foi o primeiro, na sexta-feira, 4 de março
As unidades militares de São Gabriel iniciaram neste final de semana, a incorporação dos chamados conscritos da turma de 1997, em solenidades que marcaram o que é chamado de "ingresso na vida adulta" com a prestação do serviço militar obrigatório. O Exército recebeu em São Gabriel, 581 jovens, sendo que 37% do efetivo é gabrielense e o restante, de municípios da Serra. Os quartéis do 9º RCB e do 6º BE Cmb realizaram a incorporação dos jovens neste final de semana.



No 9º RCB, 261 militares foram incorporados, sendo 105 de São Gabriel e 156 de municípios do Vale do Taquari
9º RCB
Na sexta-feira (4), o 9º Regimento de Cavalaria Blindado, comandado pelo Ten. Cel. Evandro Itamar Lupchinski, recebeu os novos militares que incorporam às fileiras do Exército neste ano na unidade. Foram incorporados 261 jovens, sendo 105 de São Gabriel, 111 de Lajeado, 24 de Arroio do Meio e 21 da cidade de Cruzeiro do Sul.

A solenidade começou com a abertura do portão da unidade, realizada pelo claviculário (militar mais novo do contingente) Nilton Bairros dos Santos, juntamente com o Ten. Cel. Lupchinski. O contingente adentrou às instalações do Regimento em forma e logo após, se preparou para a solenidade nos respectivos esquadrões.

Portão foi aberto pelo conscrito Nilton Bairros

Novos militares terão instruções nas próximas semanas
Logo após, os jovens se dirigiram às respectivas sub-unidades, onde seus familiares tiveram a oportunidade de conhecerem as instalações dos mesmos, e ao final da visita, todos participaram de uma confraternização no interior de cada Esquadrão.

6º BE Cmb
Na manhã de sábado (5), foi a vez do 6º Batalhão de Engenharia de Combate, onde 320 jovens incorporaram às fileiras do Exército Brasileiro. A solenidade começou do lado de fora da "Caserna de Bravos", onde o conscrito mais novo, Costa Júnior, foi convidado a abrir o portão com o comandante da unidade e Guarnição Federal de São Gabriel, Coronel Maury Félix Freitas.

Portão foi aberto pelo Coronel Félix e pelo conscrito Costa Júnior

Solenidade teve grande presença de familiares dos novos militares
A seguir, a tradicional entrada em marcha e o encaminhamento às companhias para uso da farda. A solenidade do Batalhão teve um diferencial, que foi a entrega do gorro pelos padrinhos (amigos e familiares) aos soldados. Ao final, uma confraternização entre todos os presentes.

Na unidade, ingressaram 111 jovens de São Gabriel, 38 de Teutônia, 31 de Estrela, 30 de Nova Prata, 25 de Bom Retiro do Sul, 23 de Guaporé, 23 de Encantado, 18 de Serafina Corrêa, 12 de Muçum e 9 de Roca Sales, que permanecerão na instituição por 12 meses neste período.

Solenidade teve entrega dos gorros, marcando o início do serviço militar

Familiares aproveitaram para se despedir temporariamente, visto que nos próximos dias, os militares estarão de pouso nas unidades para receber as instruções da primeira etapa
Em todas, os novos militares passam pelo período inicial de instrução militar, onde nesta primeira etapa chegam a ficar de duas a três semanas em pernoite nos quartéis, pois as lições militares iniciam nas primeiras horas do dia. Segundo informações do Batalhão, o número de vagas é abaixo da demanda ideal para o serviço - no caso da unidade, foram liberadas 320 vagas quando o ideal seria 644.


Na próxima sexta-feira, 11 de março, será a vez da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada receber os novos militares para seu efetivo. Em caso de não-incorporação pela seleção, há outras alternativas: os concursos públicos para as carreiras militares, que vem crescendo a cada ano. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 06/03/2016 18h00
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: