banner Explicit Neon Blackout II Rosário do Sul

banner eventos festival de coragem e corcovo



Big Max SupermercadosLojas Pop - São GabrielAna Paula Ross - Cirurgiã-dentistaCauzzo Assistencial São GabrielToque Gourmet & FestasDr. Diego Machado Langbecker - Cirurgião-dentista

Acadêmicos da Unipampa participam de Jornada na reunião da SBPC no Maranhão

Acadêmicos participaram do encontro, entre eles a gabrielense Lilian (de verde)
Os acadêmicos de graduação da UNIPAMPA, premiados com os melhores trabalhos no III Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), realizado em 2011, representaram a Universidade na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), realizada durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro ocorreu entre os dias 22 e 27 de julho em São Luís, Maranhão. 



O SBPC é considerado o maior evento científico da América Latina e Caribe. Na categoria JNIC estão concentrados os melhores trabalhos de estudantes de graduação apresentados ao longo de 2011 em eventos internos de cada instituição. Na UNIPAMPA os premiados no III SIEPE apresentaram as pesquisas relacionadas a oito áreas do conhecimento: 


  • Juliano de Bastos Pazini, na área de Ciências Agrárias, orientado por Fernando Felisberto da Silva;
  • Sodré Alexandre de Paula, de Ciências da Saúde, orientado por João Cleber Theodoro de Andrade;
  • Lilian de Oliveira Machado, de Ciências Biológicas, orientada por Valdir Marcos Stefenon;
  • Franklin Fernandes Pinto, de Ciências Humanas, orientado por Adriana Fraga da Silva;
  • Vanelise de Paula Aloraldo, de Ciências Sociais e Aplicadas, orientada por Elisângela Maia Pessoa;
  • Juliana Tatsch Menezes, da área de Linguística, Letras e Arte, orientada por Zélia Letícia Rêgo;
  • Kassio Santos de Oliveira, das Ciências Exatas e da Terra, orientado por Mario Jesus Thomas Rosales;
  • Cristiane Bolina da Cunha, das Engenharias, orientada por Luis Eduardo Azevedo Modler.


A partir da grande diversidade de ideias e culturas os participantes puderam ampliar conhecimentos e experiências para a vida acadêmica, além de desenvolverem novas propostas ou ampliarem as pesquisas já realizadas. O pró-reitor de Pesquisa, professor Eduardo Ceretta Moreira, e a coordenadora de Iniciação Científica, professora Daiana Silva de Ávila, acompanharam os alunos ao evento. Os acadêmicos manifestaram a satisfação em participar do evento através de textos enviados à PROPESQ. A oportunidade de encontrar outros pesquisadores e estudos em suas respectivas áreas, obtendo novas ideias de pesquisa; a grande diversidade científica e cultural; o sentimento de orgulho e honra em representar a instituição em um evento de destaque; a proximidade e a camaradagem geradas pela convivência dentro da comitiva foram alguns dos motivos do contentamento. 



Conforme o pró-reitor de Pesquisa, professor Eduardo Ceretta Moreira, a premiação do III SIEPE “foi um incentivo e reconhecimento aos discentes que tiveram seus trabalhos escolhidos nas grandes áreas do conhecimento”. A viagem dos acadêmicos foi financiada pela Universidade, como parte da premiação na terceira edição do Salão Internacional. O professor ressalta que a participação em eventos científicos contribui fortemente para a formação discente e incentiva a qualificação dos trabalhos apresentados nas próximas edições do SIEPE. 


Nenhum comentário: