Tá na vida, tá no Super, tá na Expoagas - de 19 a 21 de agosto

Fenadoce 2025 - Doces Aventuras - vem viver esta emoção!

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Fenadoce 2025 - Doces Aventuras - vem viver esta emoção!

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

26 julho 2025

IMPRENSA SOB ATAQUE | Jornalistas e comunicadores reagem a nota de repúdio da Santa Casa de Caridade de São Gabriel

Profissionais da imprensa gabrielense divulgaram nota conjunta em resposta à manifestação da Santa Casa, defendendo a liberdade de imprensa e o direito da comunidade à informação (foto arquivo C7) 

Um grupo de profissionais da imprensa gabrielense divulgou, na sexta-feira (25), uma nota coletiva em resposta à manifestação oficial publicada pela provedoria da Santa Casa de Caridade de São Gabriel em suas redes sociais. No documento assinado pelo provedor Cilon Lopes de Siqueira, a instituição manifestou repúdio à atuação de veículos de comunicação e perfis em redes sociais que estariam, segundo a nota, divulgando informações “parciais” e “distorcidas” sobre a situação financeira e administrativa do hospital.

A nota da Santa Casa, que não cita diretamente os órgãos de imprensa envolvidos, também menciona a possibilidade de adoção de medidas legais contra conteúdos que, na avaliação da instituição, comprometam a credibilidade do hospital. A manifestação ocorreu após a veiculação de matérias sobre o passivo financeiro da entidade — que ultrapassaria R\$ 57 milhões, conforme auditoria recente — e relatos de dificuldades no atendimento do Pronto Atendimento 24h, que têm motivado pedidos da comunidade por esclarecimentos.

Diante da repercussão, jornalistas e comunicadores que atuam em diferentes plataformas locais assinaram uma nota de repúdio, apontando o que consideram uma tentativa velada de cerceamento da liberdade de imprensa. O grupo destaca que tem buscado, reiteradamente, contrapontos junto à direção da Santa Casa, mas que, em grande parte das tentativas, não há retorno por parte da instituição ou as respostas não são efetivadas pela assessoria. No caso do Portal Caderno7 e certamente dos demais profissionais, sempre foi salientado que o espaço estava à disposição da instituição.

Na nota, os profissionais reforçam que, diante da ausência de resposta institucional, as matérias são publicadas com base nas informações disponíveis, com o objetivo de garantir o direito da população à informação. Afirmam ainda que as informações relacionadas ao hospital não são exclusivas da instituição, mas de interesse coletivo. 

Os profissionais envolvidos elaboraram a nota como forma de repudiar os ataques à liberdade de imprensa e reafirmar o compromisso com o direito da sociedade à informação transparente e democrática.

Confira, a seguir, a íntegra das notas divulgadas:

Nota Oficial – Santa Casa de Caridade de São Gabriel

A Santa Casa de Caridade de São Gabriel vem a público manifestar repúdio à conduta de alguns veículos de comunicação e perfis nas redes sociais que, mais uma vez, optam por publicar informações parciais e interpretações distorcidas, sem sequer buscar ouvir esta instituição.

A publicação de matérias envolvendo a Santa Casa e sem o devido contato com a mesma evidencia falta de compromisso com a apuração isenta dos fatos e desprezo por princípios éticos fundamentais do jornalismo. Deixar de ouvir a instituição compromete a credibilidade da informação e enfraquece o direito da população a uma comunicação justa e transparente.

Não é a primeira vez que a entidade é alvo de conteúdos com evidente viés político e sensacionalista, divulgados sem qualquer esforço de verificação, com o único objetivo de alimentar desconfiança e desinformação.

Diante disso, informamos que serão tomadas todas as medidas legais cabíveis contra aqueles que tentarem comprometer, por meio de distorções e omissões, a credibilidade e o trabalho de uma instituição, privada e filantrópica, que há 170 anos presta serviços essenciais à população de São Gabriel e região.

A Santa Casa reafirma seu compromisso com a verdade, a transparência e o atendimento de saúde de qualidade, e continuará trabalhando com seriedade e responsabilidade, mesmo diante de ataques que em nada contribuem para o bem coletivo.

São Gabriel, 25 de julho de 2025.
Cilon Lopes de Siqueira – Provedor da Irmandade Santa Casa de Caridade de São Gabriel

---

Nota de Repúdio – Imprensa Gabrielense
Divulgada em 25 de julho de 2025

Nós, jornalistas e comunicadores sociais, trabalhadores da informação no rádio, jornal impresso, portais da internet e redes sociais, repudiamos a manifestação assinada pelo provedor da Irmandade Santa Casa de Caridade, Cilon Lopes de Siqueira, condenando veículos de comunicação por publicarem matérias sobre a instituição, numa forma velada de censura de conteúdo.

Vários são os órgãos e profissionais de comunicação que têm buscado, sem sucesso, uma manifestação da provedoria da Santa Casa quanto ao grave cenário de crise financeira e administrativa da instituição. Ora, quando não se consegue o contato com a direção institucional, publica-se a matéria com o que se tem. Caso contrário, estaríamos silenciando fatos e rompendo nosso compromisso ético com o direito da comunidade à informação.

Em vez de polemizar com a imprensa, faria bem à Santa Casa procurar adotar medidas de transparência pública e eficácia administrativa interna, de modo a não causar a apreensão legítima que toda a comunidade sente com relação ao futuro da instituição.

As informações sobre o hospital não são patrimônio ou propriedade da Santa Casa, e sim um direito da coletividade.

Assinam a nota:

* Marcelo Ribeiro – Portal Caderno7
* Cláudio Moreira – Jornalismo RBC FM
* Uilian Pacheco – UP TV
* Anderson Almeida – Coluna Ponto de Vista
* Márcio Vaqueiro – site A Notícia, jornais O Fato e O Imparcial

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/07/2025 10h42 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.