![]() |
| Torneio de Truco Cego ocorre pela quinta edição dentro da FECARS, no mês de março em Santa Cruz do Sul (foto gerada por IA/Google Gemini) |
O 5º Torneio de Truco Cego de Integração será realizado nos dias 21 e 22 de março, em Santa Cruz do Sul, integrando a programação da 36ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS). A competição ocorre no Parque Municipal de Eventos e deve reunir esportistas de diferentes Regiões Tradicionalistas. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), por meio do Departamento de Truco Cego da Vice-Presidência de Esportes Campeiros, o torneio tem como finalidade incentivar a prática esportiva e a confraternização entre os participantes durante a FECARS.
De acordo com o regulamento, cada Região Tradicionalista poderá indicar dois trios para a competição. O prazo limite para o envio dessas indicações é até as 23h59 do dia 28 de fevereiro, por meio do e-mail oficial do departamento (esportes@mtg.org.br). No dia 1º de março, será realizada a apuração dos trios indicados e divulgada a quantidade de vagas remanescentes.
As inscrições para o preenchimento das vagas restantes terão início às 22h do dia 1º de março, por meio de formulário eletrônico a ser divulgado pela organização, e seguem abertas até 23h59 do dia 16 de março. O preenchimento das vagas ocorrerá conforme a ordem de recebimento das inscrições. Os trios excedentes permanecerão em lista de espera, na condição de suplentes. A relação oficial dos trios inscritos e suplentes será divulgada no dia 18 de março.
As equipes poderão ser formadas por até cinco tradicionalistas, devendo ser informados dados como Região Tradicionalista, nome do trio, entidade, CPF e número do Cartão Tradicionalista. A inclusão, alteração ou exclusão de atletas em trios já inscritos será permitida até a realização da reunião técnica, marcada para a manhã do primeiro dia do evento.
Conforme estabelecido no regulamento, os custos de transporte, acampamento e demais despesas são de responsabilidade dos próprios esportistas. Os participantes, com autorização da coordenadoria regional, podem promover ações para angariar recursos.
Todos os atletas devem estar com o Cartão Tradicionalista em dia, condição que será conferida tanto pelas Regiões Tradicionalistas quanto no momento do credenciamento. O prazo final para comunicação de desistência de esportistas e para a inscrição definitiva dos atletas pelas Regiões Tradicionalistas encerra às 20h do dia 20 de março, véspera do início da competição. A ausência sem comunicação ou justificativa poderá resultar em penalidades esportivas, conforme avaliação do Departamento de Truco Cego.
A premiação do torneio prevê troféus para as quatro equipes melhor colocadas e a concessão de três vagas para o ENECAMP 2026. As vagas pertencem às Regiões Tradicionalistas, que poderão destiná-las a outros trios, caso os vencedores não possam representar a região.
As partidas serão disputadas no formato “melhor de três”, com duração máxima de duas horas. A competição contará com uma fase classificatória inicial, seguida da fase eliminatória em sistema mata-mata. O credenciamento ocorre às 7h30 do sábado (21), com início dos jogos às 8h30. As finais estão previstas para a manhã de domingo (22), com cerimônia de premiação às 12h30.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 13/02/2026 09h47
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com













0 comentários via Blogger