CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

31 janeiro 2026

PONTE DO PIRAÍ | Estrutura recebe contêineres enquanto obra segue sem prazo definido na BR-290

Modificações no entorno da ponte começaram a serem feitas para receber a obra de reparação, mas continuam sem data na BR-290 em São Gabriel (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Na manhã deste sábado (31), a construtora Arteleste desembarcou três contêineres que deverão ser utilizados como alojamento para os operários que atuarão na recuperação da ponte sobre o Arroio Piraí, no km 426 da BR-290, em São Gabriel. O entorno da estrutura já passou por limpeza da vegetação e remoção de terra, como parte dos trabalhos preparatórios, embora ainda não haja data definida para o início das obras.

A chegada dos contêineres, no entanto, é um indicativo de que a intervenção deverá avançar. A ponte teve cordoalhas de protensão — estruturas internas responsáveis pela sustentação — rompidas no trecho onde se abriu uma cratera, no lado do sentido São Gabriel–Rosário do Sul, há cerca de três semanas. Atualmente, o tráfego ocorre em sistema de pare e siga, restrito a veículos leves.

Por baixo da ponte, é possível ver o rompimento da cordoalha, que sustenta a estrutura da ponte

Segundo fontes, a empresa Arteleste estaria confeccionando escoras metálicas que deverão ser utilizadas durante a recuperação da ponte, com o objetivo de permitir a liberação total do tráfego. Ainda assim, não há prazo definido para a conclusão dos trabalhos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que mantém escritório regional em Uruguaiana, vem sendo pressionado para dar início às obras o quanto antes. O rompimento da cratera ocorreu em 9 de janeiro e, até o momento, foram adotadas apenas medidas de sinalização e a restrição ao tráfego de veículos pesados, como caminhões e ônibus, situação que impacta diretamente a economia e o turismo da região.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 31/01/2025 17h52 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.