CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Natal Feliz Peruzzo - Celebre a magia de estar junto

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Feliz Peruzzo - Celebre a magia de estar junto

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

10 dezembro 2025

BALANÇO | FIERGS apresenta prestação de contas de 2025 e projeta cenário econômico para 2026

Prestação de contas do ano e perspectivas para 2026 foram apresentadas pelo Sistema FIERGS na manhã de terça em Porto Alegre (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema FIERGS) realizou, nesta terça-feira (9), em Porto Alegre, coletiva de imprensa para apresentar a prestação de contas de 2025 e as projeções econômicas e institucionais para 2026. O encontro ocorreu na sede da entidade e foi conduzido pelo presidente Claudio Bier, com a participação da diretora-executiva e de Relações Institucionais, Ana Paula Werlang, da diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, e do economista-chefe do Sistema FIERGS, Giovani Baggio.

Na abertura da coletiva, Giovani Baggio apresentou o cenário econômico internacional, nacional e estadual. Segundo ele, o ambiente global segue marcado por tensões geopolíticas e comerciais, mas com crescimento moderado. Para 2025, a projeção do Fundo Monetário Internacional é de crescimento de 3,2% da economia mundial, com leve desaceleração prevista para 2026. No Brasil, a estimativa do Sistema FIERGS é de crescimento de 2,1% em 2025 e de 1,9% no próximo ano, com inflação próxima ao teto da meta e expectativa de início gradual da redução da taxa básica de juros a partir de março, encerrando 2026 em torno de 13,25% ao ano. Baggio destacou que o cenário fiscal segue como principal fator de risco, com trajetória de aumento da dívida pública, além dos impactos das tarifas dos Estados Unidos nas exportações industriais gaúchas.

Ao tratar do Rio Grande do Sul, o economista apontou projeção de crescimento de 1,6% em 2025 e de 2,9% em 2026, puxado principalmente pela agropecuária. A indústria, segundo as estimativas, deve crescer 0,8% no próximo ano, ainda impactada por juros elevados, dificuldade de acesso à mão de obra e queda nas exportações para o mercado norte-americano. De acordo com dados apresentados, apenas entre agosto e novembro houve perda estimada de mais de US$ 250 milhões nas exportações industriais do Estado para os Estados Unidos.

Na sequência, o presidente da FIERGS, Claudio Bier, apresentou o balanço das ações institucionais de 2025. Segundo ele, o Sistema FIERGS ampliou em 30% o atendimento direto às indústrias, alcançando cerca de 11 mil empresas, com foco em pequenos e médios empreendimentos. Na área da educação, foram registradas mais de 190 mil matrículas nos sistemas Sesi, Senai e IEL, com índice de evasão zero nas escolas do Senai. Na saúde, mais de 350 mil trabalhadores da indústria foram atendidos ao longo do ano. Bier também destacou que 88% dos recursos contratados pelo sistema foram destinados a fornecedores gaúchos.

Após a coletiva, a imprensa foi reunida em um almoço em um dos salões da entidade sitiada na Zona Norte da capital

Durante o espaço para perguntas, a reportagem do site questionou sobre a criação dos fundos constitucionais para as regiões Sul e Sudeste. Em resposta, Claudio Bier afirmou que, caso o fundo venha a ser instituído, uma das prioridades de utilização dos recursos deveria ser a recuperação das ferrovias no Rio Grande do Sul. Segundo o presidente, a malha ferroviária do Estado tem sido sucateada pela atual concessionária, que não teria promovido a recuperação adequada após os danos causados pelas enchentes e estaria retirando trilhos para transferência a outros estados, como Santa Catarina.

Ao encerrar a coletiva, Bier anunciou investimentos de R$ 419 milhões até 2027 em novas unidades e ampliações do Sesi e do Senai no Estado, além da inauguração de duas novas escolas de ensino médio em Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul. O presidente também informou que o Sistema FIERGS pretende apresentar, em 2026, uma agenda propositiva aos candidatos às eleições, com foco no desenvolvimento industrial e na infraestrutura do Rio Grande do Sul. O evento foi encerrado com um almoço à imprensa. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 10/12/2025 08h00
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.