![]() |
Municípios contemplados com renegociação de dívidas de produtores afetados por eventos climáticos foi divulgada no Diário Oficial da União (foto gerada pelo Google Gemini/IA) |
São Gabriel está entre os municípios contemplados na renegociação de R$ 12 bilhões em dívidas de produtores rurais anunciada pelo governo federal. A lista, publicada no Diário Oficial da União, inclui 403 cidades do Rio Grande do Sul que tiveram o estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos oficialmente entre 2020 e 2024 em razão de eventos climáticos que causaram prejuízos à produção rural, conforme circular do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A operação de crédito do BNDES deve começar em 15 de outubro, permitindo que bancos e cooperativas de crédito revisem os contratos com os produtores rurais, segundo informou o presidente do Banrisul, Fernando Lemos. Os juros variam entre 6% e 10%, e o pagamento poderá ser feito em até nove anos, com carência de um ano para o início da quitação. A medida provisória foi publicada pelo governo federal no último final de semana da Expointer.
Na região, além de São Gabriel, também foram contemplados os municípios de Dom Pedrito, Sant’Ana do Livramento, São Sepé e Vila Nova do Sul. Dos municípios da região, apenas Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul não foram selecionados. Ouvidos pela reportagem, os prefeitos Marcos Paulo Silva da Luz e Luiz Felipe Brenner Machado (Peta) informaram que vão buscar entender os motivos da exclusão e contestar a decisão para tentar reverter a situação.