![]() |
No dia da posse, o novo presidente, Lindonor Peruzzo Júnior, concedeu entrevista coletiva para expor suas metas e projetos para a entidade (foto Larry Silva/AGAS) |
A Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) empossou, na noite de terça-feira (16), no Vista Pontal, em Porto Alegre, sua nova diretoria para o período 2025-2027. O empresário bageense Lindonor Peruzzo Junior assumiu a presidência da entidade após acordo firmado com o ex-presidente Antônio Cesa Longo, que esteve à frente da associação por 22 anos.
Conselho Superior e primeiras definições
Antes da cerimônia de posse, ainda na segunda-feira (15), ocorreu a primeira reunião da nova composição do Conselho Superior, conduzida por Peruzzo Junior. No encontro, realizado em formato híbrido, Paulo Fernando Pfitscher foi eleito presidente e Ugo Dalpiaz vice-presidente. Também foi definido o uso de um grupo de WhatsApp para agilizar a troca de informações entre os integrantes e discutido o projeto de reforma da sede da entidade, atingida pelas enchentes de 2024.
Participaram da reunião nomes como Cláudio Zaffari, Cláudio Ernani Neves, José Reni Milanezi dos Santos, Antonio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Paulo Afonso Feijó, Fabiano Pivotto e Augusto De Césaro, além dos secretários Francisco Brust (gerente-executivo) e Francisco Schmidt (gerente de relações institucionais).
Primeira reunião da diretoria
Na quarta-feira (17), já na sede da AGAS, no bairro Navegantes, a nova diretoria realizou seu primeiro encontro oficial. Entre as pautas estavam a avaliação do evento de posse, os preparativos para a Convenção Regional de Supermercados em Tramandaí, o tema da sucessão em empresas familiares – com a participação da presidente do AGAS Jovem, Patrícia Machado – e os objetivos do AGAS Mulher.
Compõem a diretoria, além do presidente, os vice-presidentes Franck Flamarion Müller, Jaime José Andreazza, Eduardo Luiz Stangherlin, Jacinto da Luz Machado e Mariane da Luz Labres. Também integram a nominata o diretor secretário Ibanes José Bertagnolli, a diretora tesoureira Patrícia Machado e outros 12 diretores. O Conselho Fiscal será formado por Felipe Locatelli, Diego Flach e Sergio Luiz Copetti, com suplência de Jessica Polo, Lauro Baum e Luis Henrique Bohlke.
Projetos e prioridades
Entre as primeiras iniciativas da nova gestão está a ampliação da Expoagas 2026. Segundo Peruzzo Junior, já estão em andamento tratativas com a Federação das Indústrias do RS (Fiergs) para expandir o espaço da feira. Caso não seja possível, a entidade avalia utilizar estruturas alternativas.
Outro ponto será a reforma da sede da AGAS, danificada em 2024, com previsão de conclusão em 2027. O dirigente também anunciou a meta de alcançar mil supermercados associados no primeiro ano de gestão – atualmente são pouco mais de 200.
Núcleos da entidade
No AGAS Mulher, a nova presidente é Patrícia Machado, que também exerce a função de diretora tesoureira. O núcleo feminino, atualmente com 90 integrantes, terá foco em projetos sociais, culturais, ambientais e de valorização das lideranças femininas no setor.
O AGAS Jovem passa a ser liderado por Isadora Stangherlin, de Santa Maria. O grupo reúne mais de 300 membros e tem como objetivo fortalecer a sucessão familiar nas empresas supermercadistas, aproximando diferentes gerações do setor.
Relações institucionais e cenário econômico
A nova diretoria também pretende ampliar a articulação política da entidade, com assessoria de relações governamentais dedicada e participação mais ativa dos associados em seus municípios. Peruzzo Junior destacou ainda a importância de preparar o setor para a Reforma Tributária que entrará em vigor em 2026 e anunciou a contratação de uma assessoria econômica para orientar os associados diante do cenário de instabilidade cambial, inflação e juros elevados.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 22/09/2025 07h33
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com