![]() |
Evento fez parte de parceria de universidades da região para debater desafios atuais da educação, em São Gabriel (foto divulgação) |
O campus da Urcamp em São Gabriel integra uma parceria entre universidades da região para promover debates sobre os desafios atuais da educação. No último dia 20, o tema abordado foi “Inclusão no sistema educacional”, com palestrantes de diversas instituições. A iniciativa faz parte do evento itinerante “Diálogos de Diversidade: Tecendo redes de humanização e conhecimento”, promovido pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Campus Santo Ângelo) e pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com co-promoção local da Urcamp e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
A atividade ocorreu no Espaço Garden e teve mediação da pedagoga Claudia Del’Olmo Soares de Carvalho, formada em psicopedagogia e história social. O conteúdo foi dividido entre as palestrantes convidadas: a psicóloga da Secretaria de Assistência Social de Rosário do Sul, Gabriely Nunes Moreira, abordou o conceito de inclusão, o amparo legal e formas de efetivar a inclusão de pessoas com deficiência; em seguida, a professora Lia Heberle de Almeida, responsável pelo Setor de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel, detalhou práticas de inclusão realizadas nas escolas.
Na sequência, a professora Lucy Portuguez Kortz — pedagoga, procuradora federal aposentada, mestra em Direito Internacional e especialista no ensino de pessoas cegas no Brasil e no exterior — compartilhou seu testemunho de vida como pessoa cega desde o nascimento, relatando as dificuldades e conquistas de sua trajetória. Ao final, ela presenteou o público com sua obra “Lucy, uma trajetória de fé e perseverança”. A noite também contou com a apresentação do pianista Vicenzo Gabriel Rodrigues Coletto, aluno autista do Conservatório Municipal de Música Iza Meyer.
O gerente do campus da Urcamp em São Gabriel, Larry Freitas Pinto, ressaltou a contribuição das palestrantes para o debate e a relevância da integração entre as instituições de ensino superior no incentivo à inclusão. A próxima palestra local do evento será realizada em 3 de setembro, novamente no Espaço Garden, com o tema “Direitos dos Indígenas”. As inscrições serão gratuitas.
Reportagem: ASCOM Urcamp
Data: 25/08/2025 18h03
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com