![]() |
Escritor gaúcho faleceu no começo da madrugada de sábado, após dias internado no Hospital Moinhos de Vento devido à uma pneumonia (Foto Sylvio Sirangelo/Divulgação) |
O escritor Luis Fernando Veríssimo morreu aos 88 anos neste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento havia cerca de três semanas com princípio de pneumonia. A informação foi confirmada por familiares. O falecimento do escritor ocorreu por volta das 00h40 deste sábado.
Veríssimo tinha Parkinson e problemas cardíacos — em 2016, implantou um marcapasso. Em 2021, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, segundo a família, enfrentava dificuldades motoras e de comunicação. O escritor deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos. Verísismo será velado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do meio-dia.
Luis Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Passou parte da infância nos Estados Unidos, período em que o pai, o escritor Erico Verissimo — um dos maiores nomes da literatura nacional, autor de obras como O Tempo e o Vento —, lecionava literatura brasileira nas universidades de Berkeley e Oakland.
LFV, como também era conhecido, assinava colunas em jornais como a Zero Hora e criou personagens como Ed Mort, a Velhinha de Taubaté, o Analista de Bagé, a Família Brasil e As Cobras. Também é autor de Comédias da Vida Privada, que ganhou adaptação para a televisão. Foi roteirista de vários programas humorísticos da Globo e escrevia para jornais como a Folha, o Estadão e a Zero Hora, até sofrer o AVC.
Torcedor do Internacional, Veríssimo era reconhecido pela inteligência, pela timidez e pela discrição. Sua partida deixa um vazio na cultura e literatura gaúcha e nacional.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 30/08/2025 10h56
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com