![]() |
Athos Quinhones, trabalhador rural e um dos últimos carreteiros ativos, receberá o Troféu Guri da RBS na Expointer, na próxima terça-feira, 2 de setembro (foto divulgação) |
Símbolo de uma das últimas atividades econômicas resistentes à modernidade, o carreteiro gabrielense Athos Quinhones, 63 anos, será um dos homenageados com o Troféu Guri, concedido pelo Grupo RBS durante a Expointer. A entrega ocorrerá na próxima terça-feira, 2 de setembro, às 18h na Casa RBS, no Parque Assis Brasil, em Esteio.
O troféu reconhece a trajetória de artistas, empresários e personalidades gaúchas que se destacam e contribuem para a sociedade. Pelo menos uma vez por mês, Athos percorre cerca de 56 quilômetros em dois dias de viagem, em carreta puxada por bois, para transportar e comercializar, na cidade, as batatas que cultiva na localidade de Pau Fincado. Ele é um dos últimos representantes de uma tradição que inspira poemas, canções e danças no Rio Grande do Sul.
Além de Athos, também serão agraciados Aline Eggers, Eduardo Logemann, Fernando Lemos, Ivo José Zaffari, Robison Gonzatti, Wilma Resende Araújo Santos, Wilson Ferrarin e a pecuarista Antonia Scalzilli. Na categoria “Gaúcho por Adoção”, o escolhido foi o preparador físico Paulo Paixão, multicampeão por Grêmio, Internacional e Seleção Brasileira.
Em 2015, a dupla César Oliveira e Rogério Melo representou São Gabriel e recebeu o Troféu Guri, após ter chegado à final do Grammy Latino no ano anterior.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 28/08/2025 07h07
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com