Na manhã de terça-feira (8), a diretora do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professora Luciana Borba Benetti, falou aos vereadores do Poder Legislativo gabrielense sobre as novas iniciativas da universidade. Ela agradeceu o apoio da Casa às moções que tratam da criação do curso de Agronomia e do reconhecimento do laboratório do campus, que poderá voltar a realizar exames em cavalos, como o de anemia infecciosa equina.
Luciana explicou que o curso de Agronomia vem sendo planejado há mais de um ano e poderá ser oferecido no turno da noite e em formato semipresencial, facilitando o acesso de quem trabalha durante o dia. Segundo ela, a moção aprovada pelos vereadores é um passo importante para os trâmites junto ao Ministério da Educação.
![]() |
Luciana agradeceu o apoio às iniciativas por parte do Poder Legislativo gabrielense |
A diretora também mencionou a intenção de reativar o laboratório estruturado durante a pandemia, agora com foco em exames laboratoriais para equinos, mediante autorização do Ministério da Agricultura. Outra novidade é o projeto de transformar o campus na sede do Instituto Nacional de Pesquisa do Bioma Pampa, com a criação de um museu de história natural.
Luciana convidou os vereadores a visitarem a Unipampa e destacou que as inscrições para os cursos gratuitos da instituição estão abertas. Ela informou ainda que outros novos cursos estão sendo estudados para atender às demandas da região. As moções foram propostas pelo vereador Éder Barboza (Podemos) e aprovadas pelo Poder Legislativo.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/07/2025 00h09
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com