Os três policiais militares acusados de envolvimento na morte de Gabriel Marques Cavalheiro irão a júri popular. A decisão é da juíza Liz Grachten, da Vara Criminal de São Gabriel, que proferiu a sentença de pronúncia no final da tarde desta quinta-feira (10). Eles serão julgados pelo Tribunal do Júri por homicídio qualificado, por motivo fútil e com o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Os policiais estão presos preventivamente desde 23 de agosto de 2022. A informação foi divulgada pela Comunicação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Na decisão, a magistrada destaca que a materialidade do fato foi demonstrada por meio de laudos periciais (necroscópico e do local onde o corpo foi encontrado), mapa anatômico da vítima, ocorrência policial e demais provas técnicas e orais. Ela também reforça a existência de indícios de autoria.
“Da análise da prova, extrai-se a plausibilidade da versão delineada na denúncia, no sentido de que um dos policiais assumiu o risco do resultado ao desferir golpes contra a vítima, agressões que culminaram nos achados descritos no laudo de necropsia; e de que os outros acusados, um deles superior hierárquico da guarnição, anuíram à conduta do policial, permitindo a violência perpetrada e prestando, com sua presença física, amplo apoio moral, solidarizando-se em todas as etapas da empreitada criminosa”, afirmou a juíza.
Relembre o caso
Gabriel foi encontrado morto em um açude, na localidade de Lava Pé, em 19 de agosto de 2022, em São Gabriel. O jovem, de 18 anos, morador de Guaíba, estava na Fronteira Oeste para prestar o serviço militar obrigatório. Segundo a denúncia, ele foi abordado por policiais e agredido por um deles com golpes de cassetete na região cervical. A acusação aponta que a abordagem ocorreu após um chamado para atendimento de uma ocorrência de possível perturbação da tranquilidade. Gabriel teria sido levado em uma viatura e, desde então, não foi mais visto com vida.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Comunicação do TJRS
Data: 11/07/2025 08h00
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com