Um dos principais símbolos da hospitalidade gabrielense, o Hotel São Luiz completa neste sábado, 21 de junho, 50 anos de atividades dedicadas ao turismo e à recepção de visitantes de diversas partes do Brasil e do exterior, especialmente argentinos e uruguaios. Fundado pelo casal Fernando e Anaídes Lederes em 1975, o hotel tornou-se referência em hospedagem no trajeto do Mercosul, consolidando-se como o maior da cidade.
Segundo o professor e historiador Beraldo Figueiredo, a ideia do hotel nasceu do sonho do empreendedor e produtor rural Fernando Lederes, natural de Dilermando de Aguiar. Após obter sucesso na criação rural na região da barra e costado do rio Jaguari, próximo a Lavras do Sul, Fernando decidiu investir na construção de um hotel em São Gabriel, nas proximidades da Estação Rodoviária, na rua Carlos Antunes. A iniciativa contou com o apoio fundamental de sua esposa, Anaídes.
A fundação ocorreu em 21 de junho, data escolhida por sugestão de dona Anaídes, devota de São Luiz Gonzaga — que também inspirou o nome do hotel. A estrutura inicial contava com um prédio de três andares e 28 apartamentos, ainda existente ao lado do atual edifício, obedecendo aos padrões de hotelaria da época.
![]() |
Ao longo de 50 anos, Hotel São Luiz hospedou turistas, autoridades e artistas variados do Brasil e Mercosul em seus quartos |
Com o passar dos anos, o hotel foi ampliado e modernizado. Hoje, conta com 130 apartamentos, suítes, piscinas, salas de reunião, restaurante, lavanderia, canil, garagens e demais serviços exigidos em grandes empreendimentos do ramo. É constantemente procurado por turistas, empresários e artistas de diversas áreas, tanto do Brasil quanto de países vizinhos.
Fernando teve em Anaídes uma parceira incansável. O casal teve quatro filhos — Luiz Fernando (nome dado em homenagem ao santo de devoção da mãe), Maria Cristina, Paulo César e José Orácio — todos casados, com filhos e netos, que hoje seguem à frente do empreendimento.
Em vida, Fernando recebeu várias homenagens, como o título de Cavaleiro Comendador do Supremo Conselho Internacional da Ordem dos Jornalistas (1987), o reconhecimento de "Amigo da Brigada Militar" (1988) e o título de Cidadão Gabrielense concedido pela Câmara de Vereadores, em 1993.
Ele faleceu em 30 de junho de 1994, mas o legado permanece sendo conduzido por dona Anaídes, seus filhos e netos e o hotel, uma referência de recepção turística e hospedagem no Mercosul.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 21/062025 15h50
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com