Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

02 novembro 2017

Nesta quinta-feira, 217 anos da fundação da primeira São Gabriel

Em 2 de novembro de 1800, Dom Félix de Azara fundou a Vila do Batovi, que seria a primeira São Gabriel (foto divulgação/Wikipédia)
Nesta quinta-feira, 2 de novembro, se completam 217 anos da fundação da primeira São Gabriel. Este fato ocorreu em um domingo de 1800, quando o militar, engenheiro e antropólogo espanhol Dom Félix de Azara fundou a Vila de Batovi, a primeira semente da Terra dos Marechais. Isso ocorreu após dias de viagem, onde Azara tinha partido de Cerro Largo (Uruguai), com um grande comboio, para a instalação de um povoado nas proximidades do Cerro do Batovi e o Rio Jaguari.

Após analisar vários locais que foram descartados por serem inadequados para um povoado, Dom Félix de Azara chegou ao local que sediou a primeira povoação em 2 de novembro. Ele mandou elaborar uma planta da futura vila e após ouvir várias sugestões, fundou a Vila do Batovi, tendo como padroeiro o Arcanjo São Gabriel e também em homenagem ao Vice-Rei do Prata, Gabriel de Avilez y del Fierro.

Uma reprodução do que foi a Vila - que teve uma Igreja, comércio e moradias - está exposta no Centro Cultural Sobrado da Praça. Azara partiu da região em julho de 1801, e segundo o livro "São Gabriel desde o princípio", do saudoso historiador Osorio Santana Figueiredo, ele saía com tristeza de ter deixado o povoado que criou.

A primeira povoação foi destruída após a declaração de guerra entre Portugal, França e Espanha, onde o Tenente-Coronel Patrício José Corrêa da Câmara cumpriu a ordem dada pelo Governo da Capitania de Rio Grande de destruí-la, pois todas as povações de domínio espanhol deveriam ser eliminadas. A vila já estava desocupada, mas os soldados cumpriram as ordens de incendiar a mesma. Mesmo assim, a data ficou eternizada por marcar a fundação da primeira São Gabriel.


Desde 2003, São Gabriel tem laços de irmandade com a província de Huesca, terra natal do seu fundador, em projeto de autoria do então vereador Ricardo Bragança, que na época estava no PSDB e que buscou o estabelecimento de parcerias para desenvolvimento cultural, histórico e turístico. Recentemente, representantes do Instituto Pirenaico de Ecologia, ligado ao Ministério de Economia, Indústria e Competitividade do Reino da Espanha e estabelecido em Huesca, estiveram visitando o município para estabelecer uma nova parceria estratégica voltada à promoção do desenvolvimento sócio-ambiental e cultural de São Gabriel, fortalecendo as raízes ibéricas de sua formação, no último mês de setembro. São histórias que não devem ser esquecidas.

* Fonte: Livro "São Gabriel desde o princípio", de Osorio Santana Figueiredo e sites na internet

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/11/2017 12h54
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.