Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

19 outubro 2017

Vencedor de Prêmio Nobel da Paz fala sobre Direito Humanitário e perigos das armas nucleares para alunos da Urcamp

Doutor em Direito Internacional e integrante da ONG Ican, professor Wittmann palestrou sobre a questão do direito humanitário e a busca da proibição de armas nucleares no mundo para os alunos do Direito da Urcamp na noite de quarta em São Gabriel
O Curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Campus São Gabriel, realizou sua aula magna na noite de quarta-feira (18), trazendo um destaque internacional na área. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz por fazer parte da ONG Ican, que difunde o combate ao uso de armamentos nucleares, o professor e doutor em Direito pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Cristian Wittmann, falou com propriedade sobre o tema "Direito Internacional Humanitário e a antiga lacuna da Proibição de Armas Nucleares", para os alunos do curso e convidados no Auditório Dom Félix de Azara, no Campus II.



Bom público acompanhou a palestra realizada no Auditório Dom Félix de Azara, no Campus II

Palestrante falou sobre ações para tornar ilegais as armas nucleares, que resultou em tratado internacional e premiação do Nobel da Paz pela ONG que ele atua
Wittmann falou sobre o tema, que está em voga devido às tensões entre Estados Unidos e Coreia do Norte, que vem trocando desafios e provocações há tempos, onde versou sobre os prejuízos que seriam causados por uma guerra nuclear, bem como as ações que estão sendo feitas para que os países possam estabelecer alternativas para proibir este uso. Ele falou do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, onde o Brasil foi signatário e que a situação atual gera preocupação. "Uma guerra nuclear pode por exemplo, acabar com a agricultura mundial em pouco tempo, devido às consequências", explicou.

Ele também falou da atuação da ONG Ican, que iniciou em 2007, mas que teve envolvimento a partir de 2009, com campanha contra as bombas cluster (bombas de fragmentação) e minas terrestres. "A ideia foi trazer o tema do impacto catastrófico das armas nucleares e a lacuna que existia e permitia o uso indiscriminado delas, que pode matar até 70 mil pessoas em um minuto. O trabalho não é de hoje, com uma estratégia traçada e que resultou na criação deste tratado internacional de proibição e que coloca em ilegalidade estas armas, que foi laureado com o Nobel. Não existem mãos seguras para estas armas letais, colocando em risco toda a civilização", sintetizou.

A coordenadora do Curso, Ana Paula Torres, agradeceu a todos que compareceram nesta oportunidade. "Este tema enriqueceu o conhecimento dos acadêmicos e presentes ao encontro, levando um tema que está em discussão no mundo moderno, mas que chega mais perto para nossos alunos e espectadores que acompanharam esta brilhante explicação do professor Wittmann", finalizou. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/10/2017 10h24
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.