Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

23 outubro 2017

Congrega chega à 12ª edição com pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento

Ginásio Corujão sediará a Feira das Profissões que ocorrerá durante o Congrega e que faz parte da programação (foto Claudenir Munhoz/ASCOM Urcamp)
Com o objetivo de estimular a produção científica em todas as etapas da carreira acadêmica, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), por meio da Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proippex) realiza a 12ª edição do Congrega – maior evento técnico-científico da região. Neste ano, o Congrega tem como temática “Ética e Inovação Social” e será realizado de 23 a 27 de outubro no campus Esportivo (Corujão), em Bagé. Serão cinco dias de ciência, tecnologia e pesquisa.


A abertura oficial será realizada na segunda-feira, 23, às 19h. Nesta edição, a Urcamp promove, também, a quinta Feira de Profissões, unindo as diferentes propostas do Congrega com um espaço de oportunidades.

A pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Elisabeth Cristina Drumm, revela que a expectativa é de reunir a comunidade acadêmica para vivenciar a socialização de novos conhecimentos e oportunizar momentos de reflexão e de integração entre alunos, professores e a comunidade da região. “Convidamos a todos para participarem das mais de 100 oportunidades de minicursos e de palestras que discutirão temas como empreendedorismo, ética e inovação social. Venham congregar conosco”, convida.

De acordo com a coordenadora do evento, Súsi Barcelos e Lima, o Congrega proporciona momentos de conhecimento, inovação, pesquisa e extensão. Súsi enfatiza que todos os graduandos terão atividades, por meio de mostras, minicursos, palestras e outras atividades. “Estamos felizes com os resultados, pois reflete externamente e mostra a credibilidade do evento”, frisa. A coordenadora ainda salienta que a semana será marcada pela presença de muitos visitantes de outras cidades e estados do País, quando apresentarão suas pesquisas e trocar conhecimentos com a comunidade acadêmica.

Feira de Profissões
A quinta edição acontece nos dias 23 e 24, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Os cursos da universidade estarão mobilizados em ofertar várias atividades nesses dois dias. Oficinas de apresentação de TV, higienização de pets, soletrando, orientação profissional, gincana, preparo de risoto, além de doação de mudas, sementes e outras atividades. A feira ainda será marcada por uma edição do Concurso de Pontes da Engenharia Civil e do lançamento do Sistema Gestor de Acervos Museológicos e do Tótem Digital do Museu Dom Diogo de Souza – parceria entre os cursos de História e Sistemas de Informação. A programação completa está no site da universidade.

12ª Mostra de Iniciação Científica Júnior
Os estudantes do Ensino Médio vão apresentar seus trabalhos na segunda e terça-feira, das 14h às 17h, no ginásio do Corujão. Com modalidade de pôster exposto, os alunos apresentarão as pesquisas para dois avaliadores. Os autores dos trabalhos que alcançarem nota igual ou superior a nove vão concorrer a três bolsas de estudo na universidade. A premiação ocorrerá a partir das 18h, no salão de Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na terça-feira.

Primeira Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso
Pela primeira vez, o Congrega Urcamp realiza a Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (MTCC). A apresentação na modalidade de pôster comentado ocorrerá nas salas de aula do campus Esportivo, na segunda ena  terça-feira. No dia 23, as apresentações serão da área da saúde, das 18h às 19h30min, e no dia 24, as demais áreas do conhecimento das 18h às 19h30min.

14ª Mostra de Iniciação Científica
Com vários trabalhos programados para serem apresentados, a Mostra de Iniciação Científica (MIC) ocorrerá na quarta, quinta e sexta-feira, no ginásio do Corujão. Planejada por áreas do conhecimento e apresentação na modalidade de pôster exposto, a MIC terá explanação de pesquisas em vários horários.

Dia 25 – 14h às 17h - áreas da Saúde, Linguística, Letras, Arte e Agrária
Dia 25 - 18h às 20h - área da Saúde
Dia 26 – 10h às 12h - área do Direito
Dia 26 – 14h às 17h - área das Agrárias
Dia 26 – 18h às 20h - área de Sociais Aplicadas
Dia 27 – 14h às 17h - área da Biologia, Letras e Humanas

12ª Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão
A apresentação ocorrerá por meio de pôster comentado em sala de aula, na quinta, e sexta-feira, no campus Central. No dia 26, das 13h30min às 17h, serão apresentados os trabalhos das áreas da Saúde, Humanas, Exatas e da Terra. Já no dia 27, das 9h às 12h, é a vez das produções das áreas Agrárias, Letras e Linguística, Ciências Biológicas e outros.

14ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa
Em sua 14ª edição, as apresentações da Jornada ocorrerão na terça, quarta e quinta-feira em salas de aula do campus Central. A publicação do artigo será condicionada à apresentação do trabalho. Em apresentação digital, no dia 24, a jornada acontece das 13h30min, às 17h. Já na quarta-feira, será das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min. No dia 26, as apresentações ocorrem durante todo o dia, das 9h às 12h e das 13h às 16h30min. A premiação acontecerá na quinta-feira, às 18h, com um painel que terá como temática “Perspectivas da produção científica”, no salão de atos da universidade.

Minicursos
Com um expressivo número de minicursos, os estudantes podem escolher quais desejam fazer durante o evento. Os inscritos no Congrega têm direito a dois minicursos. As inscrições já podem ser feitas no site congrega.urcamp.edu.br na aba “inscrição”. Caso o aluno tenha interesse em fazer um minicurso adicional, o investimento será de R$ 20. Já aqueles que não se inscreveram no evento e desejam participar de um minicurso, a inscrição estará aberta na segunda-feira, 23, e o custo de cada um será de R$ 30. A maioria das atividades será em salas de aula do campus Esportivo, mas algumas ocorrerão no campus Rural e laboratórios.

Oficinas
Dentro da programação de minicursos, o Congrega oferece, ainda, duas oficinas direcionadas à inclusão. Uma delas é de inclusão digital, aplicando a informática através do uso de software educacional para pessoas com deficiência e a outra é de libras. Essas capacitações são gratuitas e basta apenas fazer a inscrição no site.  A oficina de inclusão por meio da tecnologia acontecerá no dia 23, às 14h. Já a de Libras ocorrerá em dois momentos, sendo o primeiro às 14h e o segundo às 19h. O Congrega ainda ofertará a oficina “Mixturado – balance e dance”, no dia 26, às 10h e 15h.

Palestras
Empreendorismo e inovação/Carlos Esau - segunda-feira, 23, às 20h, na AABB – 1º Feicamp;
Cultura Digital e Educação/Guto Niche - terça-feira, 24, às 18h, na AABB;
Educação Disruptiva no século 21/Guto Niche - terça-feira, 24, às 19h45min, na AABB;
Ética e Inovação Social/ Gabriel Grabowski - quarta-feira, 25, às 20h, na AABB;
Valorização e o papel do Senge em defesa dos profissionais/Eng. Alexandre Wollmann - quarta-feira, 25, às 18h30min, no salão de atos da universidade

Painéis
Quinta-feira, 26, às 18h, no salão de atos – premiação da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa. O painel terá como temática “Perspectivas atuais na produção científica”, com a participação de Guilherme Massaú, Márcio Noronha, Tânia Morcelli, Marcelo Trindade e Lucas Rohan;
Sexta-feira, 27, às 16h, no espaço de convivência, painel “Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento”, com Elisabeth Drumm, Bayard Pereira, Marcos Blanco e Edna Maria Ferronatto;

Credenciamento
O credenciamento estará centralizado na Central do Aluno, no campus Central. Entre segunda-feira e quarta-feira, o local funcionará das 8h às 11h30; 13h às 17h e das 18h às 20h30. Já na quinta-feira, somente nos turnos manhã e tarde, e na sexta-feira, o credenciamento funcionará no período matutino.

Programação Cultural
O Congrega terá na sua programação, também, o Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As atividades serão no dias 25 e 26, às 15h e 19h. Já durante toda a semana, o curso de Jornalismo da Urcamp, promove, a partir das 14h30min, sessões acadêmicas com várias exibições de longas-metragens, documentários e outras produções. O CineCongrega será realizado no teatro de belas artes. Ainda na programação, ocorrerá  apresentação do Sarau Noturno, dia 25, às 16h, no Cemitério da Santa Casa e no dia 24, às 17h30, The Manifest, no salão da AABB.  O grupo de Musicoterapia da professora Ana Maria Delabary também se apresentará no primeiro dia do evento.

Feicamp
A Urcamp realiza, através da Proippex e Consultoria Júnior, a primeira edição do Fórum de Empreendedorismo e Inovação da Campanha (Feicamp). O evento será realizado na segunda-feira, 23, às 20h, na AABB, com uma palestra ministrada por Carlos Esau. Ocorrerá, também, a posse do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia e a explanação do projeto “Plataforma cidades sustentáveis”.

O Feicamp tem como objetivo promover o saber para empreender, fomentar o empreendedorismo de inovação nas empresas da região da Campanha e Fronteira Oeste, bem como promover instituições empresariais que fazem o uso da inovação como estratégia para o desenvolvimento sustentável de negócios. O Fórum conta com o apoio do Jornal MINUANO, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba).

Projeto Profissão Catador
Na quarta-feira, 25, às 21h, na AABB, será apresentado o projeto “Profissão Catador”, desenvolvido pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), que há mais de 10 anos dá voz aos participantes e trabalha pela emancipação dos sujeitos, promovendo a conscientização socioambiental das comunidades nos municípios de abrangência. Além da geração de trabalho e renda, o projeto conquistou resultados com maior formação política dos grupos e compreensão da importância da participação de instâncias representativas, elevando a renda per capita dos participantes em 208%. O projeto recebeu o troféu “Pena Libertária”, na sexta-feira, 20, pelo Sinpro/RS – entidade sindical que representa professores da rede privada no Estado.


*Em razão das atividades do Congrega, a Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proippex) não estará realizando atendimentos nesse período.

Reportagem: Claudenir Munhoz/Especial C7
Data: 23/10/2017 09h01
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.