Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

09 setembro 2017

Rancho Crioulo chega ao oitavo ano consecutivo unindo tradicionalistas

Roberto e a esposa Lisiane, os idealizadores do Rancho Crioulo, sediado na Rua Coronel Soares e que chega à sua oitava edição (fotos divulgação)
Uma ideia que deu certo, se tornando mais um evento para a celebração dos Festejos Farroupilhas chega ao seu oitavo ano consecutivo em plena atividade. Criado por Roberto Farias, sua esposa Lisiane e demais amigos, o Rancho Crioulo, que tem sua sede na Rua Coronel Soares, 1114 (a uma quadra da Praça Dr. Fernando Abbott), surgiu de uma reunião entre amigos no final de semana e se tornou um dos principais eventos de culto às tradições gaúchas.


Roberto destaca que no Rancho, estão expostas inúmeras indumentárias campeiras e à noite, a comunidade se reúne no local, como por exemplo empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, professores, bombeiros, funcionários de empresas privadas, comerciários e instituições como Santa Casa, EMATER, IBGE, INSS, entre outros, que elaboram e participam dos jantares tipicamente gaúchos, sem faltar o tradicional churrasco. "Assim, imbuímos a juventude de amor às lides campeiras e zelar pelas tradições do Rio Grande do Sul. Deixamos claro também que o Rancho não está vinculado a qualquer atividade política, partidária ou religiosa e não estabelece distinção entre os membros", afirma ele.

O tradicional churrasco não pode faltar no Rancho

Grupos musicais também participam do Rancho, como o Ki-Vaneira, no ano passado
"Já nos procuraram para levar a idéia a outras cidades tanto do interior como nas capitais, e até uma firma de cerveja quis nos patrocinar. Ainda estamos esperando mandarem a carga", diz Roberto Farias, sob olhares bem humorados dos amigos que se perguntam o que é fato ou exagero na história.

A função começou há oito anos entre quatro amigos, e aos poucos atraiu os amigos de amigos, parentes e moradores próximos.  Bem pilchado, com a melena até os ombros e com um cavanhaque entordilhado,  Roberto Farias, que é de uma família tradicional foi o idealizador, mas o Rancho já anda sozinho: às 10h daquele que seria o dia mais chato da semana, se não fosse pela invenção do sal grosso, os guascas, tauras e sua senhoras e filhos vão chegando e se abancando pela calçada. Abrem cadeiras, ajeitam o isopor e se põem a contar causo e anedotas.

"Aqui só não pode falar de religião, política ou futebol, que é para não dar briga", diz um dos participantes. A logística é super curiosa: pelas dez horas, dois churrasqueiros, saem de dentro da casa  carregando uma estrutura metálica (meio tonel), e uma carcaça de geladeira, com uma chapa na base para segurar o carvão – “nem os egípcios foram capazes de inventar uma pirâmide que asse carne”, se orgulha Roberto.

Brasa posta, cada um põe seu naco na grelha. Um vai virando a carne até que doure dos dois lados. Ela então é picada e transita sobre uma tabua de carne meia pesadinha, improvisada como gamela. Não importa o tamanho da fome: cada um pega um só pedaço por vez para que todos comam – às vezes chegam a se reunir ali mais de 50 pessoas. As mesas são da residência, e toda a infraestrutura que não foi fácil montar – e aí comemoram o furdunço, que em algumas noites, conta até com participação de grupos de música ao vivo. Hoje, o Rancho comemora 8 anos e já é tradição na cidade e arredores.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 09/09/2017 17h18
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.