Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

22 agosto 2017

Expointer: Hora de Criar o Futuro



Tarso Francisco Pires Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da Farsul

O mês de agosto irá se encerrar com a chegada de uma edição histórica da maior feira agropecuária da América Latina. A Expointer, que neste ano realiza sua 40ª edição, celebra quatro décadas como vitrine da agropecuária gaúcha e nacional. Das primeiras edições no Parque Menino Deus em Porto Alegre até o vistoso Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a Expointer foi testemunha de ciclos de prosperidade alternados com momentos de incerteza e crise. Mas a duração e intensidade da crise política atual, que se arrasta desde 2015, seguramente está exigindo bem mais do agronegócio do que em outros períodos. Às portas de mais uma edição, é conveniente se perguntar: o que nos aguarda nesta Expointer?

Tradicionalmente, a Expointer é importante não somente pelo seu tamanho e por reunir a excelência do agronegócio brasileiro, mas por inaugurar a temporada de feiras rurais de primavera, que prosseguirão por todo o Interior. É também o momento em que são balizados os preços do mercado, tanto nos remates de animais quanto no comércio de insumos, tecnologia e máquinas agrícolas – mercados diretamente afetados pelos efeitos de um ano que já teve notícias ruins como o estardalhaço da desastrosa Operação Carne Fraca, a delação da JBS Friboi revelando os podres do financiamento para grandes corporações via BNDES, a mudança de posição do STF quanto ao Funrural e a própria super-safra. Sim, porque se para o país a maior safra agrícola da história foi uma notícia alvissareira, para o produtor foi um balão de ensaio. Os custos elevados de produção – muito acima do preço final do produto – e a incidência pesada dos juros ocasionou ao produtor uma rentabilidade 50% menor que a do ano passado. É um prejuízo muito alto, se estamos falando de um país que realmente pensa em segurança alimentar a longo prazo, o que não parece ser o caso do Brasil.

O lema da Expointer 2017, todavia, tem uma síntese poderosa: “O Campo Cria o Futuro”. Sabemos todos que a superação futura das crises econômicas e institucionais não está nas mãos dos políticos (gente que, nos últimos anos, se especializou em criar crises, não em resolvê-las). A solução, mais uma vez, vem do mesmo lugar que garante produção de excelência em áreas muito menores que as destinadas para as reservas indígenas no país. É do campo que, mais uma vez, brotarão as soluções das quais os políticos irão se gabar amanhã. Mas nós, produtores, sabemos a verdade. É com inteligência, operosidade, capacidade de gestão que conseguiremos olhar com bons olhos para o que o futuro nos reserva. Porque o futuro não será gerado nos gabinetes acarpetados de Brasília, mas no fundo das lavouras e pastagens de um país que funciona, onde seus empreendedores trabalham e se orgulham disso: é do campo que serão criadas a segurança alimentar, a estabilidade econômica, a paz social e o futuro que esperamos.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.