Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

05 junho 2017

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

Os conjuntos de uma realidade, na visão de Chimamanda Adichie
Lendo um depoimento da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, parte de uma tarefa de minha esposa que cursa Administração no Instituto Farroupilha, dei-me conta de que no assunto domínio cultural e econômico muito pouco mudou, exceto na conscientização. Muito se debate, mas pouco se concretiza quando se pensa na construção de uma nova maneira de ler a história. Aconselho o vídeo “Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história” no youtube.  Vale a pena assistir, porque diz muito. Vamos refletir:



Chimamanda Adichie: vídeo com pronunciamento reflete nas redes
Uma realidade em si, reúne no seu conjunto uma série de fatos e questões que nunca podem ser vistos de um único ponto de vista. Por muito tempo, não só em continentes como a África, mas também na América Latina aprendemos sobres nós mesmos a partir da visão de outrem, de cultura e economia dominante nesse caso a Europa e Estados Unidos. Nesse ponto de vista nossos heróis continuam sendo de lá, Capitão América, Homem Aranha, 007... E foi a partir dessa cultura dominante que começamos a ver as minorias, mesmo às deles, como inferiores, da mesma forma que nossa própria identidade e não como o diferente, que reúne suas próprias riquezas e qualidades.

Que herói brasileiro temos hoje? Um latino americano? Nenhum, porque desde nossa aprendizagem, nossas histórias são estrangeiras e nós, para nós mesmos, temos muito pouco a contar. Foi a partir do foco dominante do ocidente que passamos a ver e entender o mundo, a partir de uma realidade bem diferente, de uma única visão que aprendemos nossa história e a interpretar a história em si.

Aos poucos com o passar do tempo começamos a entender e nos entender, e a entender a forma unilateral de compreendermos a nós mesmos, ao mundo e a diversidade cultural que nos cerca. É como ouvirmos a história de quem descobriu o Brasil ou a história de como era o Brasil antes dos europeus invadirem-no, tanto no sentido territorial, quanto cultural, inclusive teológico.

Por isso nunca podemos nos deixar levar por uma única história, um único ponto de conta-la e interpretá-la, porque dessa forma perdemos o que há de mais grandioso, inclusive de nós mesmos.

Nossa valorização como pessoa, como povo, especialmente os latino-americanos passam por essa perspectiva que a partir do filósofo argentino Henrique Dussel. A América Latina no contexto filosófico sempre foi tratada como o “Não Ser”, por ser o diferente, aliás vale a pena ler também. Mas essa questão vale para outro momento, por hora vale a reflexão de Chimamanda.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.