Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

18 junho 2017

Jornalismo da Urcamp apresenta pesquisas no maior congresso de comunicação da região Sul do país

Alunos do Jornalismo da Urcamp participaram do Intercom Sul em Caxias do Sul, durante o feriado (fotos divulgação)
Bagé - Acadêmicos e professores do curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) participaram, entre os dias 15 e 17 de junho, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Sul. O evento ocorreu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Serra Gaúcha, onde reuniu mais de dois mil congressistas e teve como tema “Comunicação, memórias e historicidades”.
Na quinta-feira, 15, as discentes Cecília Ferreira e Larissa Hummel, ambas, de 20 anos, apresentaram projetos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Os trabalhos estiveram entre os cinco finalistas da região Sul nas categorias de projeto de Assessoria de Imprensa e jornal-laboratório impresso. Cecília falou sobre um trabalho de assessoria realizado para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), em Bagé, sem fins lucrativos. Já Larissa explicou sobre os cadernos especiais que foram produzidos e veiculados no laboratório Jornal Minuano, destacando a prática interdisciplinar de redação.

Acadêmicos apresentaram trabalhos durante o evento
Já na sexta-feira 16, as acadêmicas também apresentaram trabalho no Intercom Júnior, os quais foram “Uma análise da cobertura jornalística do portal G1 na operação Carne Fraca” e a “Apresentação pessoal e ética do jornalista no cinema: uma análise do profissional no filme A montanha dos sete abutres”. Além disso, os acadêmicos Dhéssika Vidikin, 20 anos, e Fábio Quadros, 22 anos, expuseram sobre a área da fotografia, quando apresentaram o trabalho “Fotojornalismo: o discurso fotográfico da Gaúcha hoje nas manifestações do impeachment do ano de 2016”. Todos os trabalhos tiveram orientação das professoras Cristiane Pereira e Taiane Volcan.

Para Cecília Ferreira o evento foi desafiador, mas uma experiência enriquecedora. “Foi a primeira vez que apresentei trabalhos em um evento regional deste porte, onde reuniu universidades de todo o Brasil. Deu aquele “frio na barriga”. Pretendo inscrever trabalhos no próximo ano”, disse. Já a acadêmica Dhéssika avalia que foi uma oportunidade única, pois conseguiram trocar ideias com demais estudantes. “O pessoal ficou bem interessado no nosso trabalho e até solicitaram o nosso artigo. É uma troca de experiências e conhecimentos. Pretendemos apresentar outros trabalhos nos próximos congressos”, comenta.

Para o coordenador da graduação, professor Glauber Pereira, o curso está investindo nos últimos anos em iniciação científica e o resultado desse processo é a participação dos alunos em edições do Intercom. “Foi fantástico e uma grande experiência. Esperamos que nos próximos eventos a gente consiga estimular os alunos a participar ainda mais com trabalhos”, pontua o docente.

Durante a estada na Serra Gaúcha, os acadêmicos visitaram, ainda, o jornal Pioneiro, do Grupo RBS, onde conheceram as dependências do veículo de comunicação e a gráfica onde é impresso os exemplares.

Reportagem: Claudenir Munhoz/Especial 
Data: 18/06/2017 19h14
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.