Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

24 maio 2017

Opinião do leitor: 90 anos da Farsul

Tarso Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da Farsul

Noventa anos de Associativismo Rural no Estado: Um debate rumo ao futuro
O mês de maio coincide com uma celebração histórica para a formação da própria identidade cultural, social e econômica riograndense. No dia 24 de maio, comemoram-se 90 anos da fundação da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, a mais antiga federação de produtores do Brasil, e com toda justiça, uma das mais fortes, por representar a força de centenas de sindicatos e associações rurais gaúchas, fruto do dinamismo e da vitalidade de um agronegócio que orgulha o Brasil e o mundo.



Fruto das idéias empreendedoras e dinâmicas de um gabrielense que, décadas antes, semeou e criou associações rurais nos principais municípios do Estado e do pais – o embaixador e pensador Joaquim Francisco de Assis Brasil – a Farsul nasceu, de fato no 2.º Congresso de Criadores do Rio Grande do Sul, no Teatro São Pedro, em encontro coordenado pelo então presidente do Estado, Borges de Medeiros. Trinta associações rurais então existentes – entre elas a de São Gabriel – se tornaram fundadoras da Federação.  A unidade de esforços dos produtores rurais, ao longo de nove décadas, tem sido fundamental nos momentos de crise e adversidade, que ao longo desta história, não foram poucos.

Mas a Farsul comemora seu Jubileu de Álamo, em um dos momentos mais difíceis para o associativismo rural na história do Brasil. O Congresso Nacional, no afã de sufocar a drenagem de recursos das centrais sindicais de trabalhadores para objetivos de natureza política e partidária, deliberou pela extinção do imposto sindical. Em vez de incrementar a fiscalização para impedir o uso irregular do recurso, foi-se embora a criança com a água do banho. As instituições patronais do meio rural, que passarão agora a ter de restringir muitos serviços, num país com consciência associativa ainda muito escassa.

Seria o fim? De forma alguma. É possível que o meio sindical patronal passe por mudanças profundas, mas enquanto houver lideranças rurais organizadas, continuarão ecoando as firmes sentenças de Borges de Medeiros, ditas há noventa anos: “Criadores, associai-vos! Individualmente e isolados, continuareis fracos e impotentes. Mas organizados e unidos pela solidariedade e cooperação, sereis uma força invencível”.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.