03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Exposição Passaporte em Bagé tem programação intensa

Exposição da raça crioula acontece neste final de semana em Bagé (foto Fagner Almeida/Especial C7)
Além da classificatória para a Expointer, palestras e leilões compõem o evento

Considerada uma das regiões mais tradicionais do Cavalo Crioulo no país, Bagé (RS) recebe neste próximo final de semana mais uma etapa das Exposições Passaportes que classificam exemplares para a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). De 4 a 6 de maio, na Associação Rural do Município, ocorre o evento do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, que integra a trigésima sétima Exposição da Raça Crioula no município.



Conforme o presidente do Núcleo, Luis Mario Dias, a expectativa é de uma exposição com grande participação de criadores e expositores. A programação terá outras atrações como um ciclo de palestras, organizado em conjunto com a Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), onde participam o superintendente do Setor de Registro Genealógico da entidade, Frederico Araújo, a criadora Márcia Linhares e o jurado André Narciso Rosa, que será o responsável pelo julgamento da Passaporte. "Temos uma parceria grande com as universidades de veterinária que temos em Bagé, o que deve atrair público", ressalta.

Sobre o crescimento da raça Crioula na região, que abriga tradicionais e reconhecidos criatórios, Dias salienta também que há um perfil de jovens e profissionais do centro urbano investindo no Cavalo Crioulo, muitos inclusive compondo a diretoria do núcleo. "Seguimos com os tradicionais criatórios de muito resultado na região, mas há muita gente entrando na raça que, com leilões de coberturas, têm acesso a genética importante. São advogados, professores das universidades e outros profissionais liberais que compõem o grupo de associados do Núcleo de Bagé", observa.

Além da exposição e do ciclo de palestras, também será realizado um leilão de coberturas dos principais garanhões da raça Crioula. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

Confira a programação

4 de maio de 2017 (Quinta-Feira)
8h - Entrada dos animais
15h - Concentração de Machos
18h - Admissão da Morfologia Passaporte
19h - Ciclo de Palestras "Aspectos Morfológicos da Raça Crioula"

5 de maio de 2017 (Sexta-Feira)
8h - Início da Exposição Morfológica
12h - Almoço
14h - Continuação do Julgamento
19h - Coquetel de Confraternização e Leilão de Coberturas

6 de maio de 2017 (Sábado)
8h - Continuação da Exposição
12h - Almoço e Entrega de Prêmios
19h - Leilão Cinco Salsos

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/05/2017 15h38 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: