Caderno7 na Expointer - banner redes sociais

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Livro de Délio Assis Brasil remonta a história do gaúcho pampeano

Lançamento do livro será em 5 de maio, no Sindicato Rural de São Gabriel (foto divulgação)
Obra será lançada dia 5 de maio e percorre por questões políticas e sociais

A história do Rio Grande do Sul é revisitada no livro “Gaúcho pampeano. A política oriental e brasileira”.  As mãos do engenheiro agrônomo e escritor Délio de Assis Brasil conduzem para um período que se inicia lá pelos anos 1516. O leitor é convidado a recordar a colonização do Rio da Prata e o caminho de conquistas percorrido até a região pampeana, integrada pela área meridional do Estado, Uruguai e parte da Argentina. O lançamento da obra, editada pela Pallotti, está marcada para esta sexta-feira (05/05), na sede o Sindicato Rural de São Gabriel, a partir das 18h. Toda a renda da venda dos exemplares será destinada ao projeto Pró-down e os convidados ainda terão a oportunidade de conferir uma exposição fotográfica do fotógrafo e quiropraxista Lineu Henriques Hermes.  


Assis Brasil adianta que, de certa forma, o livro pode ser considerado como continuação de sua obra anterior “O Gaúcho formação e hábitos”, lançado em 2009. O diferencial é que a atual narrativa é voltada para o gaúcho oriental. “O modo de vida daqueles que ocuparam a região constitui-se em algo peculiar”, conclui o autor da obra ao parafrasear Haroldo Stumpf e reafirmar que “a história reforça nossa crença da democratização da maneira social, buscando salvar o passado, servir ao presente e ao futuro, com o fim de alcançar a libertação e não a servidão humana”.

Pelas páginas o escritor registra que os europeus implantaram seu poder nesta região, como também em toda a América. Segundo sua pesquisa a violência das armas contribuiu para eles alcançarem seus objetivos econômicos. “Por um lado levaram daqui ouro e prata, mas também introduziram animais domésticos que contribuíram para o desenvolvimento colonial”, pondera.

A obra ainda guarda a literatura e as artes, salientando os personagens responsáveis pelo arcabouço artístico-cultural da época. Em seus últimos capítulos está também um período bem mais recente ordenado por meio de uma síntese extraída do jornal Correio do Povo, que lembra da história política brasileira e gaúcha com início na revolução de 1930 aos dias atuais. “O leitor vai encontrar um contexto bastante amplo desse inesgotável meandro histórico regional”, finaliza Délio de Assis Brasil.

O quê? Sessão de Autógrafos Livro " O Gaúcho Pampeano. A política Oriental e brasileira"
Quando? Dia 5 de Maio de 2017, a partir das 18 horas

Onde? Salão do Sindicato Rural de São Gabriel/RS

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 29/04/2017 14h15 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: